Mercado

Mercados hoje: semana tem ata do Copom e inflação como destaques

Para a ata do Copom, expectativa é de que o documento dê sinais sobre as próximas reuniões

Depois de uma semana agitada pelos anúncios referentes à política monetária do Brasil e dos Estados Unidos, na Super Quarta, esta semana deve ser de mais estabilidade. As principais divulgações serão a ata do Copom, na terça-feira (23), e do IPCA-15, na quinta-feira (25).

Para a ata do Copom, a expectativa é de que o documento dê sinais sobre as próximas reuniões. No comunicado que anunciou a decisão de manutenção da Selic em 15% ao ano, a interpretação do mercado foi de que o comitê assumiu um tom mais duro, indicando início do ciclo de cortes da taxa de juros apenas em 2026.

Já para o IPCA-15 de setembro, que é a prévia da inflação, a tendência é que haja uma leve alta, após queda de 0,14% em agosto.

No cenário externo, a principal divulgação será o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA do segundo trimestre, na quinta-feira (25).

Veja como o mercado fechou na sexta-feira

Com vários dias batendo recordes, a semana não poderia terminar de maneira diferente. O Ibovespa B3 subiu 0,25%, aos 145.865,11 pontos, na sexta-feira (19), e bateu novamente sua máxima de fechamento. Com o desempenho, o índice teve alta semanal de 2,53% e de 21,27% no ano.

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.