Mercado

Mercados hoje: semana terá votação da MP do IOF e cenário externo agitado

Votação, que já foi adiada três vezes, está agendada para terça-feira (7)

Nesta semana, os investidores devem acompanhar as discussões em torno da Medida Provisória que deve substituir o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A votação, que já foi adiada três vezes, está agendada para terça-feira (7) e o texto perde validade no dia seguinte.

A expectativa é que a medida proposta pelo governo sofra alterações para ser aprovada. O relator do projeto, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), chegou a propor alíquotas do Imposto de Renda (IR) das Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) em 7,5%, mas depois recuou.

No cenário externo, os investidores seguem de olho na paralisação do governo americano. Desde 1º de outubro, o país está em shutdown, ou seja, uma paralisação dos gastos públicos federais. Isso acontece porque democratas e republicanos não chegaram a um acordo sobre a lei orçamentária. Com isso, há um atraso na divulgação de dados oficiais sobre a economia norte-americana.

Existe, inclusive, o temor de que Federal Reserve não tenha informações oficiais até a próxima reunião, que acontece no fim de outubro. Isso traz ainda mais incerteza para um cenário em que os próximos passos do Fed quanto às taxas de juros não estavam definidos.

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.