Mercados hoje: tarifas de 50% dos EUA entram em vigor e governo apresenta plano de contenção
Entre os produtos afetados pela tarifa estão café, frutas e carnes
Nesta quarta-feira (6), o mercado acompanha os impactos iniciais das tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, que passam a valer hoje. A medida, assinada na última semana pelo presidente estadunidense, Donald Trump, exclui, porém, cerca de 700 itens do tarifaço.
Entre os produtos afetados pela taxa estão café, frutas e carnes. No entanto, alguns produtos ficaram de fora, como suco de laranja, produtos de energia, aeronaves civis e suas peças, produtos petrolíferos e fertilizantes.
Os investidores devem repercutir também a resposta do governo brasileiro às medidas dos Estados Unidos. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse a jornalistas que ainda nesta quarta-feira será entregue ao Planalto o plano de contingência, com ações que visam proteger a indústria exportadora.
Veja como foi o último fechamento do mercado
O Ibovespa B3 operou a maior parte do pregão desta terça-feira (5) no azul e fechou com avanço de 0,14%, aos 133.151,30 pontos. Já o dólar comercial terminou o dia praticamente estável, com baixa de 0,01%, mantendo os R$ 5,50.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.