Mercado

Mercados hoje: tensão entre EUA e Europa derruba bolsas internacionais; ouro bate novo recorde

Outro foco de tensão está na Suprema Corte dos EUA, que pode julgar nesta semana a legalidade das tarifas de importação

As tensões entre Estados Unidos e Europa voltaram a aumentar nesta terça-feira (20) e derrubaram os principais índices de ações das bolsas europeias. A cautela no mercado global também dá sustentação à cotação do ouro, que bateu novo recorde, acima de US$ 4.700 a onça-troy.

Antes de sua chegada a Davos, o presidente americano Donald Trump aumentou o tom sobre seus planos para tomar a Groelândia, e disse que os EUA são o único país capaz de assegurar a paz. Essa fala vem na sequência do anúncio de novas tarifas de importação sobre produtos vindos de países europeus que se opõem ao controle americano sobre a ilha, que é território autônomo da Dinamarca. O tema deve ser central no Fórum Econômico Mundial, que acontece ao longo dessa semana.

Além disso, outro foco de tensão está na Suprema Corte dos EUA, que pode julgar nesta semana a legalidade das tarifas de importação.

Relembre o fechamento do mercado ontem

Em dia de menor liquidez por conta do feriado do dia de Martin Luther King nos EUA, o Ibovespa B3 oscilou perto da estabilidade durante toda esta segunda-feira (19). Apesar da cautela com questões geopolíticas, o principal índice de ações da bolsa de valores brasileira fechou com valorização de 0,03%, aos 164.849,27 pontos.

Quer analisar todos os seus investimentos em um só lugar, em uma plataforma intuitiva? Baixe o APP B3