Mercados hoje: tensão entre EUA e Europa em torno de Groenlândia dita o tom dos negócios
Começa hoje o Fórum Econômico Mundial, em Davos, que reúne 65 chefes de Estado – incluindo Trump
A segunda-feira (19) é marcada por queda relevante nos principais índices acionários europeus e nos futuros nas bolsas americanas, e por uma nova alta nos preços de prata e ouro. Esses movimentos são reflexo da escalada das tensões comerciais entre EUA e Europa. Durante o fim de semana, o presidente americano Donald Trump afirmou que irá impor novas tarifas de importação aos países europeus que se posicionaram contra seu plano de controlar a Groenlândia.
Segundo o post em sua rede social, as tarifas adicionais de 10% sobre produtos enviados da Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia começam a valer a partir de 1º de fevereiro. Trump disse ainda que, caso esses países não mudem sua posição, a alíquota irá aumentar para 25% a partir de 1º de junho.
Vale lembrar que hoje, no entanto, não haverá negociações de ações à vista nos EUA por conta do feriado do dia de Martin Luther King.
Ainda no cenário internacional, começa hoje o Fórum Econômico Mundial, em Davos, que reúne 65 chefes de Estado – incluindo Trump.
No Brasil, o foco do dia é uma entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o início do pagamento aos investidores do Banco Master pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Relembre o fechamento da semana passada
Após fechar acima de 165 mil pela primeira vez na história na quinta-feira, um movimento de realização de lucros e alguns fatores macroeconômicos fizeram o Ibovespa B3 recuar na sexta-feira (16). O principal índice de ações da bolsa de valores fechou em baixa de 0,46%, aos 164.799,98 pontos. O desempenho da semana, no entanto, continuou no azul, com +0,88%.