O que mexeu com seus investimentos na semana? – 24 a 28 de novembro
Bolsa brasileira fecha novembro em alta, com inflação desacelerando e mercado de trabalho forte
Novembro terminou com sinais positivos para quem investe na bolsa. O Ibovespa B3, principal índice de ações da bolsa brasileira, superou os 159 mil pontos nesta semana e acumula alta de mais de 30% no ano. Veja o resumo dos principais acontecimentos e indicadores da última semana.
Variação do Ibovespa B3 na semana: +2,78%
Variação do Ibovespa B3no mês: 6,37%
Mercado de trabalho mostra força
Indicadores importantes divulgados nessa semana reforçam a resiliência da economia brasileira. Segundo o IBGE, o Brasil atingiu no trimestre encerrado em outubro a taxa de desemprego de 5,4%, o menor índice registrado na série histórica, iniciada em 2012. O período de três meses terminou também com recorde no número de pessoas com carteira assinada e no rendimento médio do trabalhador.
Além disso, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o país registrou saldo positivo de 85.147 postos de trabalho em outubro. Com o resultado, o estoque de empregos formais chega a 48.995.950 postos. O crescimento relativamente pequeno em outubro ocorre após 10 meses de crescimento no número de postos de trabalho no país. O último resultado negativo, de -554.529, ocorreu em dezembro de 2024.
Inflação segue em queda
A prévia da inflação oficial, medida pelo IPCA-15, ficou em 0,20% em novembro. Com isso, o índice acumula alta de 4,50% nos últimos 12 meses, menor taxa desde janeiro. Para analistas, o resultado confirma a trajetória de arrefecimento da inflação no país e reforça as apostas de que o índice poderá fechar o ano abaixo do teto da meta.
Também nessa semana foi divulgado o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que recuou 0,11% no período de dezembro de 2024 a novembro de 2025. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (27) pela Fundação Getulio Vargas.
Destaques corporativos
Entre as empresas listadas na B3, Itaú e Vale movimentaram o mercado com anúncios de distribuição de dividendos. Já a Axia convocou assembleia geral extraordinária para deliberar sobre a distribuição de até R$ 39,9 bilhões em reservas.
A Petrobras, por outro lado, frustrou o mercado com seu Plano de Negócios 2026-2030. A companhia prevê investimentos totais de US$ 109 bilhões, uma redução de 1,8% em relação ao Plano de Negócios 2025-29.
Cenário internacional: expectativa por corte de juros
Nos Estados Unidos, o feriado de Ação de Graças reduziu o volume de negociações, mas não tirou o otimismo. O Nasdaq avançou cerca de 5% na semana, enquanto o S&P 500 subiu 4%, impulsionados pela expectativa de corte de juros pelo Federal Reserve em dezembro. Hoje, quase 87% do mercado aposta em uma redução de 0,25 ponto percentual. Apesar da alta recente, os ganhos não compensam as perdas acumuladas no mês.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.