Mercado

Ouro, Ibovespa B3 e índice de Small Caps lideram rendimentos no 1º trimestre de 2025

Ibovespa B3 teve a maior valorização trimestral desde 2023. Confira quais ativos e índices mais renderam nos três primeiros meses de 2025

O início de 2025 foi um período positivo para ativos de risco no Brasil. O Ibovespa B3, principal índice da bolsa do Brasil, apresentou valorização de 8,29%. Em dólares, a valorização foi de 16,78%, segundo levantamento da Elos Ayta. O Ibovespa B3 ficou na sétima posição entre os 21 principais índices globais analisados pela consultoria. Mesmo assim, o índice não foi o ativo que mais se valorizou nos primeiros três meses de 2025. De acordo com o levantamento, o ouro se destacou com valorização de 19,49%, impulsionado pelo cenário global de aversão ao risco e busca por proteção.

Em segundo lugar no levantamento, ficou o índice Small Caps, que avançou 8,87%, superando o próprio Ibovespa. Em quinto, ficou o IDIV, índice que reúne as ações que mais pagam dividendos.

Entre os investimentos de renda fixa e híbridos, o IFIX, que representa o mercado de fundos imobiliários, subiu 6,32%, enquanto o Índice de Mercado Anbima Geral (IMA Geral) registrou avanço de 3,36%. O CDI e a poupança tiveram ganhos de 2,94% e 1,88%, respectivamente. O IHFA, que mede o desempenho dos fundos multimercado, fechou o trimestre com leve alta de 1,00%.

Índice de BDRs e bitcoin recuaram no trimestre

Na outra ponta do ranking, os investimentos atrelados a ativos internacionais sofreram perdas. O índice BDRX, que mede o desempenho dos Brazilian Depositary Receipts (BDRs), caiu 15,69% no trimestre, afetado pela correção de preços no mercado acionário global e pela valorização do real frente ao dólar.

O bitcoin, por sua vez, teve o pior desempenho do período, com uma desvalorização de 19,26%, em meio a um cenário de maior regulação e realização de lucros por investidores.

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.