Mercados hoje: com cenário incerto, investidor já tem próxima reunião do Copom no horizonte
Começa a aparecer no cenário a próxima reunião do Comitê de Política Monetária
O que vale para a semana passada, vale também para esta que começa agora. Diante, ainda, de um cenário extremamente incerto de guerra tarifária, o melhor mesmo é o investidor ponderar bastante o que fazer nos próximos dias. O evento mais importante do dia a divulgação do Boletim Focus – e não chega a ser nada muito emocionante.
O foco dos mercados deve seguir nos Estados Unidos.
Muito por conta da guerra tarifária imposta pelo presidente norte-americano Donald Trump. Mas não só isso. Nesta semana há indicadores econômicos importantes por lá. Vendas no varejo, inflação ao consumidor, pedidos de seguro desemprego… a lista é grande.
Copom aparece no horizonte
Com o fluxo constante de divulgações, começa a aparecer no horizonte a reunião tanto do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) quanto do Comitê de Política Monetária (Copom).
Ambas ocorrem no começo de maio. No Brasil, a expectativa está em sabermos se a guerra comercial e a expectativa de recessão no mundo podem alterar algo da condução da política monetária. A taxa Selic está em 14,25% ao ano ano.
O curioso é que a expectativa em torno dessa reunião estará recheada pelo vencimento histórico do Tesouro Direto. Se a reunião do Copom ocorre nos dias 6 e 7 de maio, pouco depois, no dia 15, o tesouro será chamado a honrar 33,5 milhões de NTN-Bs.
Relembre o fechamento da bolsa de valores na sexta
As sinalizações de que os Estados Unidos estão dispostos a negociar com a China impulsionaram o Ibovespa B3 nesta sexta-feira.
Após muita volatilidade no início dos negócios, o índice firmou alta à tarde em meio a relatos de que o presidente americano, Donald Trump, tem mantido conversas com líderes empresariais que visam encerrar a guerra comercial, segundo a Fox Business.
No fim do dia, o índice subiu 1,05%, aos 127.682 pontos, enquanto na mínima atingiu os 126.078 pontos, e na máxima foi a 128.386 pontos.
O giro financeiro foi de R$ 16,5 bilhões e de R$ 22,4 bilhões na B3 (até as 17h45). Na semana, o Ibovespa B3 acumulou alta de 0,34%. Em Nova York, hoje, o Nasdaq ganhou 2,06% e o S&P 500 avançou 1,81% e o Dow Jones teve alta de 1,56%.
Com informações do Valor Econômico
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.