Notícias

Mercados hoje: investidores aguardam ata do Fomc; tensão entre Brasil e EUA segue no radar

Mercado acompanha a divulgação da ata do Fomc, que é o comitê do Federal Reserve

Nesta quarta-feira (20), o mercado acompanha a divulgação da ata do Fomc, que é o comitê do Federal Reserve (FED, o banco central dos Estados Unidos) e responsável por definir a política monetária dos EUA. Isso porque cresce cada vez mais a expectativa pelo início do ciclo de corte da taxa de juros no país.

Além disso, a divulgação antecede o Simpósio de Política Econômica de Jackson Hole, organizado pelo Federal Reserve Bank de Kansas City, e que é um dos encontros mais tradicionais e influentes do mundo no campo da política monetária. Em 2025, o simpósio acontece entre os dias 21 e 23 de agosto.

No cenário local, as atenções seguem voltadas para a relação conflituosa entre Brasil e EUA. Ontem, os papéis dos bancos puxaram o desempenho negativo do Ibovespa B3 após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino que pode barrar as sanções adotadas pelo governo norte-americano a Alexandre de Moraes, também ministro da Corte.

Veja como foi o último fechamento do mercado

A terça-feira (19) foi de queda no principal índice de ações do mercado brasileiro com o aumento dos temores de que a tensão entre Brasil e EUA afete a economia. Assim, o Ibovespa B3 caiu 2,10%, aos 134.432,26 pontos. Já o dólar comercial terminou o dia com alta de 1,19%, a R$ 5,49. 

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.