Mercados hoje: investidores acompanham negociações com os EUA em semana decisiva
Semana deve ser marcada pela expectativa de avanço nas conversas entre as lideranças do Brasil e dos Estados Unidos
Na próxima quarta-feira, devem entrar em vigor as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos para os produtos brasileiros. Por isso, a semana deve ser marcada pela expectativa de avanço nas conversas entre as lideranças dos dois países.
Na sexta-feira (1º), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se mostrou aberto a ter uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já Lula, em convenção do Partido dos Trabalhadores (PT) realizada ontem, reconheceu a importância dos Estados Unidos para a economia global, mas reafirmou que seguirá defendendo a soberania nacional.
“Os EUA são muito grande, é o país mais bélico do mundo, é o país mais tecnológico do mundo, é o país com a maior economia do mundo. Tudo isso é muito importante. Mas nós queremos ser respeitados pelo nosso tamanho. Nós temos interesses econômicos e estratégicos. Nós queremos crescer. E nós não somos uma republiqueta. Tentar colocar um assunto político para nos taxar economicamente é inaceitável. É inaceitável”, disse Lula.
Além disso, os investidores devem acompanhar amanhã a divulgação da ata do Copom (Comitê de Política Monetária do Baco Central), com detalhes sobre a reunião que definiu a manutenção da taxa Selic em 15%.
Ainda no cenário interno, o Banco Central divulga hoje o Boletim Focus, com as perspectivas do mercado para o futuro da taxa de juros, da inflação e do PIB.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.