Notícias

Mercados hoje: MP alternativa ao IOF e confiança do consumidor são destaques nesta quarta

Proposta deve elevar de 5% para 7,5% as alíquotas do Imposto de Renda das LCIs e LCAs

Os investidores devem acompanhar nesta quarta-feira (24) o andamento da Medida Provisória (MP) alternativa ao decreto que previa o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O relator do projeto, Carlos Zarattini (PT-SP), deve apresentar hoje a medida em comissão mista do Congresso Nacional.

A proposta deve fixar as alíquotas do Imposto de Renda (IR) das Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) em 7,5%. Além disso, o texto deve manter as isenções para os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs).

Ainda no cenário interno, hoje foi divulgado o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV IBRE, que subiu 1,3 ponto, para 87,5 pontos, nível mais alto desde dezembro do ano passado. Em médias móveis trimestrais, o índice avança 0,5 ponto, para 86,8 pontos.

Veja como foi o último fechamento do mercado

A terça-feira (23) foi de mais recordes na bolsa brasileira, com o Ibovespa B3 tocando pela primeira vez os 147 mil pontos durante o pregão e fechando mais uma vez em recorde histórico. O indicador teve alta de 0,91%, aos 146.424,94 pontos, o maior patamar de fechamento. 

O maior impulsionador do dia veio do exterior, com o otimismo após o presidente do Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que irá se reunir com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, na semana que vem para debater divergências e tarifas. 

O movimento de ‘trégua’ entre Brasil e EUA colaborou também com a queda do dólar nesta terça-feira. Assim, o dólar comercial fechou em queda de 1,10%, a R$ 5,27. 

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.