Notícias

Mercados hoje: MP alternativa ao IOF e repercussão à conversa de Lula e Trump são destaques

Governo federal corre para tentar salvar a medida que é vista como fundamental para fechar as contas dentro da meta

Nesta terça-feira (7), deve ser votada a Medida Provisória que substituirá o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Se não for aprovada, a medida perde validade na quarta-feira (8) e sua votação já foi adiada três vezes. Agora, o governo federal corre para tentar salvar o texto que é visto como fundamental para fechar as contas dentro da meta.

De qualquer forma, a expectativa é que a medida proposta pelo governo sofra alterações relevantes. O relator do projeto, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), chegou a propor criar alíquotas do Imposto de Renda (IR) apenas para as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) em 7,5%, mas depois recuou. Além disso, existe a possibilidade de que o texto seja ainda mais desidratado com a retirada do aumento de impostos sobre as bets.

O mercado repercute ainda a aproximação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os dois líderes tiveram nesta segunda-feira (6) uma conversa de 30 minutos por videoconferência. Na oportunidade, Lula solicitou a retirada da sobretaxa de 50% imposta pelo governo norte-americano a produtos brasileiros.

Os dois presidentes acordaram também de se encontrar pessoalmente em breve. Lula sugeriu que a reunião seja durante a Cúpula da Asean, na Malásia. Ele reiterou convite a Trump para participar da COP30, em Belém; e se dispôs a viajar aos Estados Unidos.

Veja como foi o último fechamento do mercado

A semana começou com o Ibovespa B3 em queda, puxado pelo desempenho negativo de ações da Petrobras e dos bancos. O principal índice da bolsa brasileira caiu 0,41%, aos 143.608,08 pontos, nesta segunda-feira (6) mesmo após a tão esperada conversa entre Lula e Trump.

Ao contrário do Ibovespa, o clima mais ameno entre EUA e Brasil surtiu efeito no câmbio, que engatou a segunda queda seguida. Com isso, o dólar comercial terminou dia com recuo de 0,47%, e fechou a R$ 5,31. 

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.