Notícias

Natal e Ano Novo: como será o funcionamento da bolsa nos feriados de fim de ano em 2024

Confira como serão os últimos pregões da bolsa de valores no ano de 2024

O ano de 2024 está para acabar e com ele o fechamento anual do mercado financeiro. Mas, antes disso, dois feriados ainda afetarão o funcionamento da bolsa: o Natal e o Ano Novo.

Funcionamento da bolsa no Natal

O feriado de Natal em 2024 acontecerá numa quarta-feira, 25 de dezembro, e como de costume, não haverá nenhum tipo de negociação em bolsa.

Na terça-feira, 24, véspera de Natal, o funcionamento da bolsa será restrito, havendo apenas:

  • Registro de operações de títulos do agronegócio com horário reduzido, encerrando-se às 12h;
  • Registro de operações para liquidação em D+1 e  D+2 e movimentação de garantias por intermédio da Câmara de Câmbio B3, até às 11h30. Porém, não haverá compensação e liquidação de operações nesse dia.
  • Funcionamento do Sistema do Segmento Cetip UTVM até às 13h.

Todas as outras operações, como operações de renda fixa e renda variável, Tesouro Direto e câmbio pronto não terão negociações.

Funcionamento da bolsa no Ano Novo

A virada de 2024 para 2025 acontece entre terça e quarta-feira e também afetará o funcionamento da bolsa. Como de costume, o último dia de pregão de ações será no penúltimo dia útil do ano, segunda-feira, 30 de dezembro.

Assim, no dia 31 de dezembro, a B3 terá o funcionamento apenas de: 

  • Registro de operações de títulos do agronegócio com horário reduzido, encerrando-se às 12h;
  • Sistema do Segmento Cetip UTVM até às 13h.

No dia 1º de janeiro de 2025, Dia da Confraternização Universal, a bolsa não terá funcionamento, como de praxe. Com isso, o primeiro pregão do próximo ano será na quinta-feira, 2 de janeiro.

Para se atentar

Outra data que os investidores devem estar de olho é o prazo para investimento na previdência para a dedução de IR, que é 30 de dezembro. Quem quiser usar esse benefício para o IRPF de 2025 terá que fazer os aportes até essa data que é o último dia de expediente bancário.

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.