Notícias

Nubank sai da Bolsa? O que vai acontecer com os BDRs do banco digital

Anúncio de troca de nível dos BDRs do banco não significa que o Nubank deixará de estar disponível para o investidor brasileiro

Aplicativo do Nubank no celular. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O banco manterá sua presença na bolsa, mas seu ticker será alterado durante a mudança do BDR do Nubank. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Nesta quinta-feira, 15, o Nubank pegou todos de surpresa ao anunciar que iniciou um processo voluntário para descontinuidade de seu Programa de BDRs Nível 3 no Brasil e a mudança para para o Nível 1. Mas na prática o que isso afeta o investidor?

A decisão do Nubank de mudança de nível do seu BDRs na bolsa brasileira não afeta a oferta do ativo da companhia aos investidores brasileiros. O que muda é que o banco digital deixará de se submeter à supervisão da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão brasileiro, e apenas responderá aos órgãos reguladores dos Estados Unidos.

Assim, os BDRs de Nível 3 do Nubank continuam sendo negociados na bolsa brasileira, onde a mudança só poderá ocorrer após aprovação da B3 e da CVM. Além disso, o Nubank precisará cumprir o prazo de 12 meses de sua listagem para oferecer os BDRs de Nível 1, segundo regra da CVM.

O banco manterá as letras do seu ticker na bolsa, porém, com a mudança de nível, a numeração será alterada, passando de NUBR33 para NUBR31. O BDR de Nível 1 do Nubank seguirá os mesmos padrões do BDR da XP, que hoje é listada na Nasdaq, mas pode ser acessado pelos investidores no Brasil.

Motivo da mudança do Nubank

Em fato relevante emitido pela empresa, o banco justificou a mudança como um meio de diminuir despesas, deixando a dupla listagem, nos EUA e no Brasil, e assumindo menos compromissos regulatórios. A companhia também reforçou que não é sua intenção deixar sua ligação com o Brasil e o mercado nacional.  

De acordo com o documento, “a proposta para a Descontinuidade do Programa de BDRs Nível III tem como objetivo maximizar a eficiência e minimizar redundâncias consequentes de uma companhia aberta em mais de uma jurisdição. A administração da Companhia afirma que a presente deliberação não afeta o compromisso de longo prazo do Grupo Nubank com o Brasil, tampouco com o mercado de capitais brasileiro.”

+ Por que uma empresa muda seu ticker?

O que acontece com quem já tem o BDR Nível 3

O Nubank detalhou que quem já detém os BDRs da empresa terá três opções conforme a mudança de nível seja feita. São elas:

  • Continuidade como acionista da empresa na possibilidade do recebimento proporcional de ações (cada ação equivale a 6 BDRS) do Nubank negociadas na NYSE (Bolsa de Nova York);
  • Troca dos BDRs de Nível 3 para os de Nível 1, na proporção de 1 para 1;
  • Venda dos BDRs em processo de venda facilitado, a ser instituído pela companhia;

O Nubank afirma que manterá o mercado e seus acionistas informados dos próximos passos da mudança, conforme o processo de descontinuidade dos BDRs Nível 3 evoluam.

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.