PIB dos EUA cresce 1,6% no 1º trimestre, abaixo do piso das expectativas
A inflação, entretanto, ganhou força no primeiro trimestre
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu ao ritmo anualizado de 1,6% no primeiro trimestre de 2024, segundo cálculo inicial divulgado hoje pelo Departamento de Comércio do país. O resultado ficou abaixo do piso das estimativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que variavam de altas de 1,9% a 3,1%, com mediana de 2,4%.
A leitura inicial mostrou significativa desaceleração da economia americana em relação ao quarto trimestre de 2023, quando o PIB dos EUA teve expansão anualizada de 3,4%.
O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 3,4% no primeiro trimestre, ganhando força depois de avançar 1,8% no quarto trimestre do ano passado. Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, aumentou 3,7% entre janeiro e março, acelerando também ante o ganho de 2% do trimestre anterior.
O PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve, ou Fed, como é conhecido o banco central dos EUA.
Aumenta a chance de manutenção dos juros pelo Fed até setembro
Após a publicação dos dados, o monitoramento do CME Group mostrava ajustes nas perspectivas do mercado para o corte de juros pelo Fed. Para a decisão de setembro, crescia para 36,2% a chance de que os juros estejam no nível atual, entre 5,25% e 5,50%, com 63,7% de chance de algum relaxamento e 0,1% de alta de 25 pontos-base.
*Agência Estado
Quer saber mais sobre como funciona o mercado de ações? Confira este curso gratuito e online do Hub de educação da B3!