PIB e inflação dos EUA superam expectativas
Após divulgação dos dados, mercado passou a ver menor possibilidade de cortes agressivos de juros nos EUA em 2024
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu ao ritmo anualizado de 3,0% no segundo trimestre de 2024, de acordo com a segunda leitura do dado, divulgada hoje pelo Departamento de Comércio do país. O resultado supera leitura anterior e a expectativa de analistas ouvidos pela FactSet, de alta de 2,8% em ritmo anualizado em ambos os casos.
A segunda leitura ainda sinaliza forte aceleração da economia americana em relação ao primeiro trimestre, quando o PIB dos EUA mostrou expansão anualizada de 1,4%.
EUA estão entrando em recessão? Entenda 5 indicadores que medem a economia norte-americana
Já o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu ao ritmo anualizado de 2,5% no segundo trimestre, perdendo força depois de avançar 3,4% no primeiro trimestre, de acordo com a segunda leitura do dado, divulgada hoje pelo Departamento de Comércio do país. O resultado veio abaixo da primeira leitura, que apontava alta de 2,6% no período, mas veio acima da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que esperavam avanço de 2,3%.
Mercado vê menos chance de corte agressivo de juros nos EUA
Logo após a divulgação dos dados, o mercado reduziu chances de um relaxamento monetário agressivo pelo Federal Reserve (Fed) em 2024. Segundo ferramenta de monitoramento do CME Group, a probabilidade de o BC americano começar o ciclo de cortes com uma redução de 25 pontos-base (pb) em setembro segue majoritária e ganhou vantagem, subindo de 63,5% para 67,5%, às 9h45 (de Brasília). Em segundo lugar, a chance de corte de 50 pb caiu de 36,5% para 32,5% no período.
O mercado também manteve apostas de redução acumulada de 100 pb dos juros pelo Fed como a maior probabilidade até dezembro (44,6%). Contudo, a chance de cortes menores, de 75 pb, aumentou de 24,9% para 29% após os dados, enquanto a probabilidade de redução mais agressiva, de 125 pb, caiu de 25,9% para 22,6%.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.