Pix Automático entra em vigor; veja o que muda com o novo modelo
Novo modelo vai permitir que usuários que não tenham cartão de crédito ou façam uso de boletos possam realizar sem pagamentos utilizando o PIX

A ISTOÉ Dinheiro é uma plataforma de informação sobre economia, negócios, finanças, tecnologia e investimentos.
Passa a valer a partir de hoje, 13, o PIX Automático, uma modalidade criada pelo Banco Central em junho, mas, que até agora, era facultativa. O PIX Automático permitirá que pagamentos recorrentes, como contas de luz, gás, energia, academia, escola, entre bancos diferentes sejam processados por meio do PIX.
O PIX Automático vai substituir o tradicional débito automático, mas apenas nos casos em que o pagamento envolver bancos diferentes. Na prática, um correntista de um banco A que precisa pagar uma conta recorrente emitida por um banco B, passa a usar, obrigatoriamente, a funcionalidade automática do PIX.
Nos casos em que o banco do pagador for o mesmo usado pela empresa, o modelo de débito automático segue valendo normalmente. O Banco Central lembra que as pessoas não precisam realizar nenhum procedimento para aderir à modalidade, ou seja, não muda praticamente nada para o consumidor final.
Já os bancos precisarão notificar seus clientes sobre a funcionalidade. Efetivamente, são as empresas, como academias, escolas, entre outras, que vão contratar junto aos seus bancos a funcionalidade do PIX Automático. As instituições financeiras têm até 1º de janeiro de 2026 para se adaptar.
Segundo Banco Central, a adoção do Pix Automático tem o potencial de aumentar a competição, reduzir a inadimplência, elevar a eficiência de processos operacionais e diminuir os custos dos procedimentos de cobrança, benefícios que serão usufruídos pelos clientes.
Como funciona o Pix Automático
- Empresa, que pode ser sua academia, a escola do seu filho, ou mesmo seu serviço de streaming favorito, oferece Pix Automático como forma de pagamento de seus produtos ou serviços.
- Pagador autoriza o pagamento das cobranças por Pix Automático e define regras, como o valor máximo de cada pagamento e a possibilidade de utilizar linha de crédito caso não possua saldo suficiente no momento da cobrança.
- Periodicamente, nos dias anteriores ao pagamento, a empresa envia cobrança ao banco do pagador.
- O banco do pagador agenda o pagamento e notifica o pagador, que pode conferir, antes do pagamento e no app da sua conta, se está tudo certo.
- No dia do pagamento, o banco do pagador efetiva o pagamento da cobrança de acordo com as regras definidas na autorização.
Principais benefícios do Pix
Para quem vai pagar
- Facilidade e simplicidade para para de aderir
- Conveniência de fazer os pagamentos na data certa, automaticamente
- Controle total na gestão de autorização, pagamento e cancelamento direto no app da sua conta
- Permite inclusão de mais pessoas, já que não é necessário possuir cartão de crédito
- Acesso ao serviço por meio de múltiplas opções, como bancos, cooperativas, instituições de pagamento, iniciadores de pagamento etc.
Para empresa que vai receber
- Aumento da base de clientes, já que existem mais de 160 milhões de usuários Pix
- Menor custo operacional, uma vez que basta contratar um único participante do Pix
- Diversificação de formas de pagamento, já que clientes que não usam cartão ou boleto podem pagar com Pix
- Redução da inadimplência, uma vez que a cobrança é automática
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.