Pix por aproximação: Banco Central e Google lançam funcionalidade em parceria
Parceria antecipa Pix por aproximação, que deverá estar disponível para todos os usuários em fevereiro de 2025
O Banco Central e o Google anunciaram nesta segunda-feira, 4, o lançamento do Pix por aproximação. A funcionalidade, que deverá estar disponível para todos os usuários do Pix em fevereiro de 2025, já começa a funcionar para quem utiliza a carteira digital do Google no celular.
A integração da tecnologia das wallets com o Open Finance permitirá que pagamentos por Pix sejam realizados aproximando o celular da máquina, usando o recurso de NFC (Near Field Communication) dos celulares.
O evento de lançamento aconteceu na sede da Google, em São Paulo, com a presença do presidente da empresa no Brasil, Fábio Coelho, e do presidente do Banco Central do Brasil (BC), Roberto Campos Neto.
“A tecnologia é um instrumento de democratização, e ela tem o poder de transformar a vida das pessoas com um custo relativamente baixo. Por isso, estamos contentes em disponibilizar ao mercado esta primeira solução de pagamento por aproximação” afirmou Campos Neto
A função está disponível para clientes de bancos que conseguem vincular suas contas à carteira digital do Google, que está disponível em celulares Android. São eles: C6 Bank, PicPay e Itaú Unibanco.
Como funcionará o Pix por aproximação
O Pix por aproximação funcionará semelhante a outros métodos de pagamento contactless, em que o usuário leva seu celular até a máquina de pagamento do local em que está fazendo a compra.
Passo a passo:
- Passo 1: informe a loja que você vai pagar com Pix;
- Passo 2: aproxime o celular desbloqueado da máquina com a conta vinculada na carteira do Google Pay;
- Passo 3: Confirme os dados da transação;
- Passo 4: Escolha a conta que deseja usar;
- Passo 5: Autorize a transação com biometria ou senha;
Assim, para fazer o Pix por Aproximação pela Carteira do Google, os usuários precisarão vincular previamente suas contas à Carteira do Google.
Segundo o presidente do BC, a ideia veio de uma pesquisa realizada pelo Banco Central, em que cerca de 30% dos usuários do Pix, preferiram continuar usando cartões de crédito pela maior simplicidade e velocidade de fazer o pagamento.
“O Pix é a transação mais popular entre os brasileiros. Ao adicionarmos a opção de pagar com o Pix por aproximação à Carteira do Google, traremos mais conveniência e facilidade para os pagamentos em lojas físicas, impulsionando ainda mais o crescimento desse tipo de transação no País”, afirma Natacha Litvinov, Head de Parcerias de Pagamentos para a América Latina no Google.
Calendário do Pix
As regras do Pix por aproximação foram aprovadas em julho pelo Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN). Depois disso, o BC firmou a parceria que permite, nesse primeiro momento, aos usuários da Carteira Google realizar transferências de valores e pagamentos por meio do Google Pay. De acordo com a agenda do BC, os testes da nova funcionalidade começam no próximo dia 14.
A mudança faz parte da visão geral do Open Finance que prioriza a facilidade do usuário em realizar operações. Assim, como a premissa ‘sem redirecionamento’, será possível realizar transações com a nova funcionalidade sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira, o que vai reduzir as etapas nos pagamentos on-line.
Na presidência do BC até o fim do ano, Campos Neto diz acreditar que seu sucessor, Gabriel Galípolo, dará continuidade à agenda de inovação do Banco Central.
“É natural que cada gestor coloque seu ritmo e direcionamento, mas o BC tem essa agenda de inovação, já tem esse DNA. Temos vários pontos que precisam evoluir e não vejo o Gabriel Galípolo interrompendo esse processo”, aponta.
Novidades
Além do anúncio do Pix por aproximação, o Google também apresentou a possibilidade de pagar com Pix pelo novo botão “Pagar com GPay” em aplicativos de e-commerce. O botão ficará disponível através de um API para aplicativos que desejem disponibilizar esta opção.
A função está disponível no aplicativo do Zul+, parceiro que desenvolveu a solução do API em conjunto com o Google, e estará disponível no aplicativo do McDonald’s em dezembro, segundo Litvinov.
Outra ferramenta que deverá estar disponível em breve, anunciada pelo Google, é o ‘Pix no Chrome’, opção que permite que os usuários façam o checkout de pagamento no e-commerce durante a navegação realizando as transações sem a necessidade de deixar o ambiente de pagamentos.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.