Preparem o Pix: meio de pagamento deve dominar compras na Black Friday 2025
Preferência pelo Pix confirma a percepção de mais de 90% dos empreendedores, de um aumento no uso do sistema no último ano
A ISTOÉ Dinheiro é uma plataforma de informação sobre economia, negócios, finanças, tecnologia e investimentos.
Os varejistas devem se preparar para um grande volume de pagamentos por Pix na Black Friday, uma das principais datas do comércio, principalmente o on-line. Segundo levantamento da Getnet, fintech de meios de pagamento do Santander, este será o meio de pagamento preferido dos consumidores na data promocional, que neste ano será em 28 de novembro.
Mais de 65% dos clientes entrevistados pelos lojistas preferem o Pix como forma de pagamento. Com isso, o sistema de pagamentos instantâneos fica à frente do cartão de débito (43,5%), do crédito à vista (40%) e do crédito parcelado (37,7%).
O estudo feito pela fintech ouviu empreendedores de diferentes regiões para mapear as tendências de consumo e os métodos de pagamento mais usados no comércio. A preferência pelo Pix revelada na pesquisa confirma a percepção de mais de 90% dos empreendedores, de um aumento no uso do Pix à vista em seus estabelecimentos no último ano.
“A evolução do Pix como principal meio de pagamento no varejo brasileiro reflete uma transformação profunda no comportamento do consumidor e na dinâmica dos negócios. A pesquisa confirma que agilidade, conveniência e simplificação são fatores decisivos na hora da compra, especialmente em datas especiais como a Black Friday”, diz Luciano Ferrari, vice-presidente Comercial, Marketing e Clientes da Getnet.
Apesar da liderança do Pix, o levantamento indica que os pagamentos via débito e crédito continuam com bom espaço na preferência dos consumidores. Por isso, os varejistas destacam que ainda é importante oferecer variadas opções de pagamento.
Compras se dividem entre online e presencial
A pesquisa da Getnet também analisou o comportamento de compra, mostrando que 82% dos empreendedores indicam que seus clientes preferem o canal online. As principais razões para o crescimento do e-commerce incluem a comodidade de evitar deslocamentos, a possibilidade de comprar a qualquer hora e a facilidade de comparar preços.
No entanto, a loja física mantém sua relevância estratégica, sendo valorizada pela confiança e pelo contato direto com os produtos, o que reforça a necessidade de o varejo atuar de forma integrada, o chamado omnichannel, para capitalizar tanto no digital quanto no presencial.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.