Notícias

Score de crédito médio do brasileiro é de 548, aponta indicador da Serasa 

Pontuação do score é considerado bom dentro de patamar desenvolvido pela instituição

O score de crédito é uma pontuação que cada brasileiro tem de acordo com seu hábito financeiro, e que ajuda as empresas a entenderem qual é o nível de risco de dar crédito a um cliente. Neste cenário, a média dos brasileiros é considerada boa, segundo o novo indicador da Serasa, o Mapa Score. 

De acordo com o Mapa Score, divulgado nesta terça-feira, 20, a média da pontuação dos brasileiros é de 548 pontos, nível considerado bom entre os patamares levados em consideração pela instituição. O novo indicador será apresentado duas vezes ao ano, com o dado médio do Brasil e as variações por região, estado e faixa etária.  

Região Norte tem menor média e Sul a maior 

No recorte regional, o Sul apresentou maior score médio, com 555 pontos, enquanto a região Norte teve o menor registrado, com 509 na pontuação. Wesley Brandão, especialista em educação financeira da Serasa, porém, destaca que não houve uma disparidade entre as pontuações regionais com Sudeste apontando 554 pontos e Centro-Oeste e Nordeste com 533 e 527, respectivamente. 

Em relação aos estados, São Paulo foi o distrito com maior média de score registrada, com 561, seguido por Paraná e Roraima com 560 pontos. Na ponta de menor score, mas ainda em patamar considerado regular, Amazonas e Amapá foram os únicos que registraram pontuação abaixo de 500, com 490 e 497 pontos, respectivamente. 

Para Fernando Gambaro, Gerente de Comunicação da Serasa, apesar da repartição por estados e regiões, não há uma relação entre PIB e faixa de renda com o score de crédito. “A educação financeira é o principal fator para ter um bom score, os hábitos são o mais importante, e não a renda”. 

Experiência pesa em melhora do score de crédito 

A divisão por faixa etária da média do score da Serasa mostrou que a experiência e o histórico com crédito são pontos essenciais na evolução da nota do indicador. Para os especialistas da instituição, são esses os fatos que mostram como o score cresce gradativamente em cada faixa etária pesquisada. 

Níveis do score da Serasa e o que influencia na pontuação 

A pontuação de crédito leva em conta as chances do consumidor em honrar os compromissos financeiros assumidos em um prazo de 12 meses. Com isso, a faixa do score varia conforme o seu comportamento e a maneira com a qual você lida com cada situação financeira. 

Todo o histórico de inadimplência e o tempo de uso de crédito impacta o cálculo do score, que vai de 0 a 1.000. 

  • 0 a 300 – score baixo 
  • 301 a 500 – score regular 
  • 501 a 700 – bom 
  • 701 a 1.000 – excelente 

Segundo a Serasa, hábitos de pagamento de contratos como empréstimos, parcelamentos, crédito e contas de consumo são os que têm maior peso na pontuação (29%).  

A experiência no mercado como tempo de relacionamento com o mercado de crédito, considerando as datas de início das primeiras consultas ao CPF do consumidor a instituições financeiras, seguradoras e outras empresas, assim como os primeiros contratos de telefonia e cartão de crédito vêm na sequência, com peso de 24% no indicador. 

Outros fatores são registros de dívidas, busca por crédito, informações cadastrais completas em empresas e contratos ativos de crédito.  

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação.