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Vazamento de dados na XP: o que aconteceu e o que os clientes precisam saber

A XP confirmou um vazamento de dados de clientes, mas assegura que informações financeiras e senhas não foram comprometidas

XP informou parte da sua base de clientes sobre um vazamento de dados pessoais, mas garantiu que os saldos deles não foram afetados.

A companhia diz que tomou conhecimento no dia 22 de março de que uma base de dados que se encontrava hospedada em um fornecedor externo teve um acesso não autorizado, que foi imediatamente bloqueado.

Investimentos foram afetados?

Em comunicado enviado aos clientes a corretora informou:

“Sua conta e seus investimentos estão em total segurança, pois nenhum sistema da XP foi acessado. A utilização dos nossos aplicativos e sites pode continuar sendo realizada normalmente e não é necessário alterar sua senha. Nenhuma operação financeira foi realizada, seus recursos estão seguros e protegidos.”

“Não foram acessadas informações como senha, assinatura eletrônica e biometria, e nem mesmo seu CPF ou documento de identidade”, acrescenta.

Que informações foram vazadas da XP?

Entre os dados vazados estão informações como nome, telefone, e-mail, data de nascimento, CEP, estado civil, gênero, cargo e nacionalidade.​

Também há dados sobre os produtos financeiros contratados, sem os respectivos detalhamentos, limitando-se às informações binárias, como se possui ou não cartão de crédito e débito, seguro, consórcio, previdência e portabilidade de salário.

Além disso, vazaram dados como o número da conta na XP, saldo, posição, nome do assessor e limite de crédito, referentes ao mês de março.

Houve acesso às contas de clientes da XP?

“Reforçamos que a sua conta não foi acessada, nenhuma operação foi feita e seus recursos estão seguros e protegidos”, diz a empresa, em nota.

Como proceder em caso de contato telefônico?

A XP reforça que, por conta do ocorrido, os clientes devem desconfiar de ligações telefônicas em nome da corretora, especialmente sobre procedimentos de segurança e reconhecimento de compras ou transações.

“Nunca altere ou realize qualquer ação no aplicativo sob orientação de qualquer contato telefônico”, orienta a corretora.

A XP reforça que o incidente não se trata de um ataque cibernético, “mas de um acesso indevido e não autorizado.”

A empresa afirma ainda que só está informando os usuários um mês depois do ocorrido porque isso só poderia ser feito após apuração do incidente.

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