Notícias

Vendas do comércio surpreendem e crescem 0,5% em outubro, na primeira alta significativa desde março

A expectativa em pesquisa da Reuters era de baixa de 0,10%

Com ISTOÉ Dinheiro

A ISTOÉ Dinheiro é uma plataforma de informação sobre economia, negócios, finanças, tecnologia e investimentos.

As vendas no comércio brasileiro avançaram 0,5% em outubro na comparação com o mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 11. Trata-se da primeira alta significativa do indicador desde março. Em setembro, as vendas do varejo tinham registrado queda de 0,2%. No ano até o momento foram 5 quedas mensais e 5 altas.

Por que mercado já não espera corte na Selic em janeiro mesmo com a inflação em queda

Frente a outubro do ano passado, as vendas cresceram 1,1%, acumulando 1,5% no ano e 1,7% nos últimos 12 meses. O resultado veio melhor do que o esperado. A expectativa em pesquisa da Reuters era de baixa de 0,10% na comparação mensal e de queda de 0,20% sobre um ano antes.

Destaques de alta do varejo

Na passagem de setembro para outubro, sete das oito atividades do comércio tiveram alta no volume de vendas: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,2%), Combustíveis e lubrificantes (1,4%), Móveis e eletrodomésticos (1%), Livros, jornais, revistas e papelaria (0,6%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,4%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,3%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,1%). O único resultado negativo foi em Tecidos, vestuário e calçados (-0,3%).

comércio varejista ampliado apresentou resultados positivos em suas duas atividades adicionais: Veículos e motos, partes e peças (3%) e Material de construção (0,6%).

*Matéria originalmente publicada em IstoÉ Dinheiro, parceiro de Bora Investir

Quer analisar os seus investimentos em um só lugar? Baixe o APP B3! Mais tempo para você, mais inteligência para seus investimentos