Vendas no varejo: entenda o dado e quem ele influencia na B3
Nesta quarta-feira, o IBGE divulgou recuo de 0,8% em julho, terceiro mês seguido de queda no setor
Compras e vendas em supermercados, padarias, farmácias, e até mesmo na internet, todas essas ações fazem parte do dia a dia do brasileiro e estão diretamente ligadas a economia do país. Para mensurar e buscar entender esse comportamento do comércio brasileiro, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) produz a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio).
Dentre os principais indicadores que a pesquisa gera, o mais importante é conhecido como vendas no varejo. Sua relevância se dá em sua relação com o PIB (Produto Interno Bruto), onde, em 2019, a correlação das variações dos dois dados respondeu a 70%. Nesta quarta-feira (14), o IBGE divulgou um recuo de 0,8% no mês de julho, o terceiro mês seguido de queda do índice. O resultado demonstra uma recuperação irregular do setor pós-pandemia, ainda muito afetado pela inflação alta que corrói o poder de compra do brasileiro.
A PMC nasceu em 1995, onde coletava dados apenas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, produzindo indicadores de faturamento real e nominal, pessoal ocupado e salários e outras remunerações do setor de varejo. A versão da pesquisa abrangendo todo o país teve início em 2000.
Em 2004, a pesquisa adotou a metodologia de segmentos e começou a divulgar dados de diferentes categorias de compras e vendas do varejo. Existem as seguintes classificações nas pesquisas divulgadas:
- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos;
- Equipamentos e materiais para escritório, comunicação e informática;
- Livros, jornais, revistas e papelaria;
- Material de Construção;
- Veículos, motocicletas, partes e peças.
O que é varejo?
O varejo é considerado um tipo de venda que é efetuada diretamente para o consumidor final e que os produtos são comercializados em pequenas quantidades, de acordo com a demanda de cada consumidor.
Empresas do varejo que estão listadas em bolsa
Destacada a importância do segmento varejista para a economia brasileira, não seria diferente na bolsa de valores do Brasil. A B3 conta com diversas empresas do setor que são influenciadas pelo comportamento do comércio de varejo brasileiro.
Confira as principais companhias listadas na bolsa do varejo:
- Americanas (AMER3)
- Arezzo (ARZZ3)
- Carrefour (CRFB3)
- Centauro (SBFG3)
- C&A (CEAB3)
- Grupo SOMA (SOMA3)
- Lojas Marisa (AMAR3)
- Lojas Renner (LREN3)
- Magazine Luiza (MGLU3)
- Via (VIIA3)
- Vivara (VIVA3)
Quer saber mais sobre como e onde investir? Conheça os cursos gratuitos do Hub de Educação da B3!