Objetivos financeiros

Como gerar o DARF e quando emitir: tire todas suas dúvidas

Aprenda a declarar os impostos mensais sobre seus investimentos em renda variável e evite a malha-fina

Homem acessando site para emitir o DARF, guia responsável para recolher impostos sobre investimentos. Foto Adobe Stock
O Darf é pago por aqueles que negociam ações, fundos imobiliários, ETFs, BDRs, opções e contratos futuros. Foto: Adobe Stock

Se você está pensando em investir ou já investe há um tempo, com certeza já soube que as negociações de renda variável são tributadas pela Receita Federal. Sim, o Leão faz questão de morder um pedacinho do ganho que você conquistar com a valorização dos ativos – a cada mês.

De um modo geral, os ganhos obtidos em operações de renda variável (salvo no caso de vendas com ações inferiores a R$ 20 mil por pessoa física no mês), você terá de pagar o famoso Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). E saber quando e como emiti-lo é primordial para todo investidor.

O Darf é pago por aqueles que negociam ações, fundos imobiliários, ETFs, BDRs, opções e contratos futuros. Investimentos de renda fixa e fundos de investimento também são tributados pelo governo, mas essa taxa é retida na fonte, ou seja, já é descontada antes mesmo de você sacar o dinheiro da instituição.

Outra diferença entre os impostos descontados na fonte e a contribuição por meio do Darf é que, neste caso, o próprio investidor calcula mensalmente o valor que será preenchido na guia para efetuar o pagamento. Se alguma informação for escrita incorretamente, a Receita Federal poderá interpretar esse erro como uma fraude, e você será multado por isso. Daí a importância de aprender a declarar direito seus ganhos.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias