Investir melhor

4 lições dos maiores investidores do mundo, segundo o jornalista William Green

Para o autor, grandes investidores compartilham características raras: disciplina, independência de pensamento e a capacidade de ir contra a manada

Quando William Green decidiu começar a investir, aproveitou sua carreira como jornalista: foi entrevistar os grandes investidores do mercado e aprender com eles quais as melhores formas de investir o dinheiro. Apesar de ser um tema sobre o qual Green nunca tinha tido interesse, acabou ficando quase obcecado. Passou centenas de horas entrevistando investidores como John Templeton, Charlie Munger, Warren Buffett, John Bogle, Ed Thorp, Will Danoff, Mohnish Pabrai, Joel Greenblatt e Howard Marks.

Green conta que cresceu em Londres e teve uma educação muito tradicional britânica. Na universidade, estudou literatura inglesa e nunca buscou uma única aula sobre investimento ou negócios. “Eu tinha algum preconceito de que era vulgar ligar para dinheiro”, diz. Até que ele e seu irmão venderam um apartamento que tinham. “Não era muito dinheiro, mas era o suficiente para que eu pensasse em investimento”, conta. Foi quando se apaixonou pelo tema. Viu no mercado um “jogo” que beneficiava aqueles que tivessem paciência e disciplina. Viu também a oportunidade de ganhar dinheiro “sem sujar as mãos, e sem trabalhar para alguém que eu não gostasse”.

Quando começou a entrevistar os maiores investidores, encontrou neles também personagens tão interessantes que pareciam saídos da ficção. “Esses caras tendem a ser estranhos, não são como o resto de nós, são excêntricos e não se importam com o que pensam sobre eles”, diz. Superar o mercado por anos a fio, afinal, exige que uma pessoa adote uma postura diferente dos outros.

Green percebeu também que os grandes investidores compartilhavam características raras: disciplina, independência de pensamento e a capacidade de ir contra a manada. Durante o AGF Day, Green listou quatro lições principais que aprendeu com os grandes investidores ao longo dos anos.

1. Don’t be a fool (não seja um tolo)

“It’s remarkable how much long term advantage people like us have gotten by trying to be consistently not stupidy, instead of trying to be very intelligent” – Charlie Munger

A primeira lição vem da influência de Charlie Munger: é impossível prever o futuro, mas é possível evitar erros óbvios. Em vez de tentar adivinhar qual o futuro da economia, da política ou para onde vão os mercados, os grandes investidores se concentram em não repetir os erros mais comuns – excesso de alavancagem, dívidas impagáveis, gastar mais do que se pode. Como dizia Munger, “invert, always invert”: antes de agir, pergunte-se qual seria a escolha mais estúpida e evite-a.

9 frases de Charlie Munger sobre a vida e os investimentos

2. Simplicity is the ultimate sophistication (a simplicidade é a sofisticação máxima)

“Figure out what something is worth and pay a lot less” – Joel Greenblatt

Os investidores de maior sucesso simplificam processos complexos. Um professor de economia resumiu a William Green décadas de estudo em uma frase: “Descubra quanto algo vale e pague menos por isso”. Segundo Green, isso é algo que Howard Marks sempre reforça: o verdadeiro risco é pagar caro.

O mais importante para o investidor

Will Danoff, da Fidelity, resume sua filosofia na frase: “as ações seguem os lucros”. Bons negócios, comprados a preços justos e mantidos por anos, superam qualquer tentativa de prever o imprevisível.

3. The aggregation of marginal gains (a agregação de ganhos marginais)

“If you want the secret to great success, it’s just to make each day a little bit better than the day before… just making progress over and over again is the critical part” – Tom Gayner

O sucesso não depende de um grande salto, mas da soma de pequenas melhorias consistentes ao longo do tempo. Green conta que Tom Gayner, gestor da Markel, decidiu perder apenas um quilo por ano durante dez anos – uma meta modesta, mas que que funcionou como metáfora para o efeito dos juros compostos.

10 livros sobre o mercado financeiro que te ajudam a investir melhor

Da mesma forma, a Markel cresceu seu patrimônio de US$ 40 milhões para mais de US$ 20 bilhões ao longo das décadas, com retornos médios de 15% ao ano. Pequenas vantagens acumuladas, seja em hábitos ou investimentos, transformam resultados no longo prazo.

4. Beyond rich (além da riqueza)

“Who you spend your time with is probably the most important thing in life” – Ed Thorp

Mesmo entre bilionários, a lição mais profunda não está no dinheiro, mas nas relações. Ed Thorp, pioneiro da gestão de hedge funds, resumiu: “Quem você escolhe para passar o seu tempo é provavelmente a coisa mais importante da vida”. Charlie Munger dizia o mesmo: “Se você quer bons parceiros, seja um bom parceiro. Se você quer bons amigos, seja um bom amigo”.

Depois de 30 anos estudando os maiores nomes das finanças, William Green concluiu que o verdadeiro investimento está em cultivar amizades, família e parcerias sólidas – esse é o maior legado que se pode deixar.

“Dinheiro dá independência, permite viver uma vida que esteja alinhada com quem você é. Mas não foque apenas em ganhar dinheiro”, resumiu Green.

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.