Investir melhor

Como receber uma renda passiva de R$ 1 mil com a Selic a 15%

Existem produtos de renda fixa e de renda variável que podem garantir um fluxo mensal para quem quer viver de renda

Com a Selic em 15% ao ano, o investidor que quer uma renda passiva pode diversificar seus investimentos entre renda fixa e variável. A estratégia envolve combinar diferentes instrumentos que pagam juros ou dividendos de forma periódica, adaptando o portfólio ao perfil de risco e aos objetivos de cada um.

Entre as alternativas mais usadas estão títulos públicos, papéis de crédito privado, fundos imobiliários, fundos de infraestrutura e ações pagadoras de dividendos.

Ativos de renda fixa que pagam renda passiva

“Hoje, os principais instrumentos que a gente tem para a geração de renda passiva são ativos de renda fixa. Temos os títulos públicos, em especial a NTN-B [Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais], os ativos de crédito bancário e crédito corporativo, que podem ter o cupom dependendo das características do título”, diz Frederico Nobre, gestor da Warren Investimentos.

O gestor destaca que, em alguns casos, esses títulos podem ser isentos de imposto de renda para pessoas físicas, o que aumenta a atratividade para o investidor.

“Numa carteira mais conservadora, naturalmente teria um peso maior desses produtos de renda fixa, em especial do Tesouro. Hoje, a gente acredita que a NTN-B está bem atrativa. É uma das nossas principais apostas”, completa.

Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais

Entre os títulos públicos, a NTN-B se destaca pela previsibilidade: além de proteger o poder de compra contra a inflação, ela paga cupons semestrais – ou seja, o título paga ao investidor rendimentos duas vezes por ano.

Os títulos oferecem correção do investimento pela inflação (IPCA) + taxa de juro real prefixada na hora da compra. 

O fluxo de pagamento é de 6% ao ano, ou aproximadamente 2,95% por semestre (corrigido pela inflação) sobre o valor aplicado. Assim, ao final do prazo, o investidor recebe o último pagamento de juros e a amortização do valor principal, o valor investido mais a rentabilidade, que será afetada pelos descontos dos cupons.

Crédito privado e bancário

Alguns títulos de emissão bancária e de crédito privado também podem ter a característica de pagamentos periódicos, antes do vencimento. Nesses casos, no entanto, diferente do Tesouro, não há uma padronização: o investidor precisa entender quais as condições e datas de pagamento dos cupons.

Renda variável para quem quer viver de renda

Para investidores de perfil moderado ou arrojado, Nobre sugere também cotas de fundos imobiliários (FIIs) e Fundos de Investimento em Infraestrutura (FI-Infra), ou ações pagadoras de dividendos.

Fundos imobiliários (FIIs)

Os FIIs, ou Fundos de Investimento Imobiliário, são fundos que investem em empreendimentos do setor imobiliário (como shoppings, prédios comerciais, galpões logísticos, hospitais, hotéis) ou em títulos ligados ao setor.

A legislação brasileira exige que os FIIs repassem, no mínimo, 95% de seus lucros a cada seis meses. No entanto, a grande maioria dos fundos faz essa distribuição mensalmente, o que é um atrativo para quem busca uma renda recorrente.

Além disso, os rendimentos desses investimentos são então distribuídos periodicamente aos cotistas, geralmente na forma de dividendos.

FI-Infra

Os FI-Infra são similares aos FIIs. São fundos que investem, principalmente, em debêntures incentivadas. Assim como esses papéis, seus rendimentos são isentos de imposto de renda para as pessoas físicas. E diferente dos FIIs, até os ganhos de capital na venda das cotas são isentos.

Conheça 4 formas de investir em infraestrutura e as perspectivas para o setor

Ações pagadoras de dividendos

Para perfis mais arrojados, empresas que distribuem dividendos de forma consistente podem entrar na estratégia para criar uma carteira de renda passiva. Os proventos são pagos a partir dos lucros, e, embora variem conforme o desempenho da companhia, há empresas com histórico de distribuição relevante e recorrente.

Quer simular investimentos no Tesouro DiretoAcesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.