Investir melhor

Dólar: por que a moeda americana é a mais poderosa do mundo?

Ele é chamado de moeda mundial porque é usado em transações pelo mundo todo. Mas por quê?

Cédulas de dólar
O acordo de Bretton-Woods, assinado em 1944, substituiu o ouro pelo dólar como moeda global.

Por que o dólar é a moeda mais poderosa do mundo? Por que ele é usado na maioria das transações internacionais? 

Vou começar explicando que ele é conhecido como uma moeda global, ou seja, uma moeda que pode ser usada em vários lugares do mundo. O dólar é a moeda padrão do comércio internacional.  

Tá, mas como a moeda estado-unidense virou uma moeda mundial? Isso tem a ver com uma guerra. No caso, a Segunda Guerra Mundial, que foi de 1939 a 1945. Antes de participar do conflito, os Estados Unidos já estavam vendendo armas e outras suprimentos para os aliados, ou seja, França, Reino Unido e outros países que lutavam contra os nazistas e fascistas.  

Sai o ouro, entra o dólar

Os países aliados pagavam em ouro, que era a “moeda mundial” antes do dólar. Mas eles tiveram que gastar tanto dinheiro que, basicamente, os Estados Unidos ficaram donos de quase toda a reserva de ouro do mundo.  

É aí que entra o famoso Acordo de Bretton-Woods, assinado em 1944. Nesse acordo internacional, o mundo substituiu o ouro pelo dólar como moeda global, já que o dólar, por sua vez, estava atrelado a todo aquele ouro que os americanos tinham.  

A partir de então, em vez de acumular reservas de ouro, os países passaram a ter reservas de dólares e aí assim até hoje.  

Qual é a moeda mais valiosa do mundo?

Apesar de tudo isso, o dólar não é considerado a moeda mais forte do mundo, sabia? Segundo a empresa CMC Markets, o dólar americano está em décimo lugar, acredita? O dinar do Kuwait é a número um; em segundo vem o dinar do Bahrein e, em terceiro, o Rial de Oman. 

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias