Halloween: como combater os principais medos que rondam o mundo dos investimentos
O investidor pode usar antídotos para se livrar das bruxas à solta, como a diversificação de ativos, escolha consciente e objetivo claro
O Dia das Bruxas chegou e, se tem uma coisa que todo investidor morre de medo, é fazer escolhas ruins na hora de formar sua carteira de investimento. Para encarar os monstros e superar medos que podem ser verdadeiros inimigos das finanças pessoais, é preciso driblar armadilhas que incluem modismos de investimentos, promessas fáceis de rentabilidade e escolha de ativos sem uma estratégia de diversificação.
Mas o investidor não precisa sair correndo: com objetivos claros e o perfil de risco bem definido, dá para transformar esse Halloween financeiro em uma jornada estratégica de proteção.
“Deixar-se levar pela emoção e investir em algo que você não conhece são grandes erros. Ter clareza sobre os produtos financeiros que você está escolhendo, como funcionam e quais os riscos envolvidos é fundamental. É como dirigir um carro: você precisa entender como ele funciona para evitar acidentes e, se eles acontecerem, saber como agir”, afirma Marina Naime, gerente de Educação da B3.
Saiba como combater os principais medos que rondam o mundo dos investimentos:
Se o medo for a alta dos juros…
O Tesouro Selic é um título de renda fixa atrelado à taxa básica de juros da economia brasileira. Ao comprar esse título o investidor tem um retorno igual à taxa Selic no período em que mantiver o dinheiro investido. Ou seja: quando a Selic sobe, a rentabilidade do Tesouro Selic também sobe. É o feitiço que virou contra o feiticeiro.
Quando a inflação é o terror dos brasileiros…
O Tesouro IPCA é um título de renda fixa que tem a remuneração híbrida, ou seja, uma parte da rentabilidade acompanha a variação do IPCA, que é o nosso índice oficial de inflação, e outra parte da rentabilidade é fixa, com um valor percentual já conhecido no momento do investimento. Esse tipo de título garante que o investidor tenha sempre um rendimento positivo real, ganhando um percentual acima da inflação não importando qual seja a variação no período. Quando o monstro da inflação está solto, essa é uma opção para domá-lo.
Se o medo é a oscilação do mercado brasileiro...
Os BDRs são recibos atrelados a investimentos estrangeiros. Ao comprar um BDR de uma ação, por exemplo, o investidor pode investir em empresas americanas, europeias, japonesas, entre outras. Como essas ações são cotadas em dólar no mercado internacional, o investimento feito por meio dos BDRs tem uma correlação com a moeda norte-americana, se beneficiando de uma eventual alta em sua cotação. Além disso, o investimento em BDRs proporciona uma diversificação internacional, ao incluir na carteira do investidor brasileiro ativos de empresas estrangeiras.
Se tem receio de altas volatilidades…
O ouro é considerado um ativo estável e que representa uma segurança para o investidor em tempos de incertezas ou crises financeiras. O investimento em ouro pode ser feito por meio da compra direta do metal, mas os riscos de transporte e guarda precisam ser avaliados. A maneira mais prática de investir em ouro é por meio dos ETFs, que são fundos de investimento negociados em bolsa de valores. Comprando cotas de um ETF atrelado ao ouro, o investidor tem um retorno semelhante ao que teria se comprasse diretamente o metal, porém sem as preocupações inerentes à guarda e transporte desse tipo de ativo.
Quando o medo é do leão…
As Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) são títulos de renda fixa emitidos pelos bancos e que têm isenção de imposto de renda sobre os rendimentos. Por meio delas, o investidor pode obter um retorno maior do que teria se investisse em outros títulos (como CDBs e RDBs), a uma mesma taxa. Além dessa vantagem, o investimento em LCIs e LCAs ajuda a fomentar os setores imobiliário e do agronegócio.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.