Organizar as contas

4 passos para cuidar melhor do seu dinheiro em 2025

Se seu objetivo é olhar para suas finanças no ano que vem, essas dicas simples podem te ajudar

Ano novo, metas novas! Que tal começar 2025 com um plano financeiro que te leve mais longe? Se uma das suas intenções para 2025 é cuidar das suas finanças, saiba que com algumas dicas simples você pode ter grandes resultados no longo prazo. O Bora Investir conversou com Jeff Patzlaff, planejador financeiro CFP e especialista em finanças comportamentais, para listar alguns passos que irão te ajudar a cuidar do seu dinheiro em 2025. Confira!

1. Quando o assunto é dinheiro, tente deixar a emoção de lado

“As pessoas gastam muito mais por emoção do que por razão. Então, quanto mais a gente conseguir ser racional, mais você economiza. A ideia não é apenas economizar, mas garantir que o dinheiro vá para aquilo que realmente faz diferença na sua vida”, diz.

Ano novo, vida nova: veja 4 erros financeiros que você precisa deixar para trás em 2025

2. Faça listas para controlar seus gastos (e refletir sobre eles)

Para trazer as decisões para o lado mais racional, Jeff sugere fazer listas. Parece simples, mas esse hábito pode te ajudar a pensar melhor sobre os seus gastos. E isso vale tanto para coisas pequenas – quanto a lista do supermercado – quanto para itens maiores, como uma lista de desejos que você quer alcançar no médio prazo.

“Se você tiver listas, você começa a pensar sobre o que você quer. E além dos itens, acho importante anotar os valores e prazos. Por exemplo: quero fazer uma viagem para Fernando de Noronha em junho do ano que vem, e isso deve custar R$ x”, explica Jeff.

12 passos para colocar sua saúde financeira em dia nos 12 meses de 2025

Além de facilitar o planejamento, a lista também pode te ajudar a priorizar e a fazer escolhas. “Na lista do mercado, coloque ao lado do item o último preço pago. Para quem faz a lista no bloco de notas no celular, é fácil”, sugere Jeff. Assim, fica fácil ver se um item está mais caro do que antes – e você sabe que precisará compensar esse preço em outros itens. “Se o arroz está mais barato, você pode pensar em comprar para dois ou três meses. E se está mais caro, consegue pensar em substitutos”.

3. Caminhe para a divisão 50-30-20 nas suas finanças

Outra sugestão de Jeff é organizar seu orçamento e tentar caminhar para uma divisão de gastos dentro do orçamento. Segundo ele, o ideal seria gastar até 50% da sua receita com as despesas fixas, como aluguel, compras do mercado e contas fixas. Outros 30% deveriam ser destinados aos desejos. “É para ser feliz, viajar, curtir, comprar um presente mais caro, uma bolsa que você quer”, diz. E os 20% restantes deveriam ser investidos, pensando no médio e longo prazo.

Nem sempre é fácil alcançar essa divisão – mas Jeff sugere começar a caminhar em direção a essa estrutura. A ideia, diz ele, é começar a cortar os gastos fixos pouco a pouco.

4. Registre seus gastos

Nessa tarefa de reduzir os gastos para conseguir poupar 20% de sua renda todo mês, Jeff diz que o registro das suas despesas é uma ferramenta importante. “Lance todas as suas despesas do mês e, no mês seguinte, avalie os seus gastos. Existem vários aplicativos que importam esses dados de forma automática, mas acho que o melhor é lançar manualmente. Registrar seus gastos leva poucos segundos e, nesse tempo, você reflete sobre a necessidade daquela despesa”, diz ele.

Pode parecer simples, mas ele diz que essa medida costuma ser muito eficaz para guardar mais dinheiro. Segundo o planejador, ao incluir esse hábito na rotina, os clientes que gastam muito costumam conseguir uma economia de 20% – e quem já é econômico chega a economizar 10%.

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.