Organizar as contas

5 seguros que podem ser importantes para o fim do ano

Viagens e gastos típicos da época podem exigir seguros não tão conhecidos

Por João Paulo dos Santos

O fim do ano costuma ser um período agitado. Seja em gastos ou viagens, as pessoas estão mais propícias a sair de suas rotinas. Por esse motivo, a procura por seguros cresce na busca de proteger seus bens.

A variedade de serviços ofertados atualmente é imensa, desde seguro pix até seguro de vida. Mas alguns acabam se destacando quando o fim de ano chega. 

Ângelo Belitardo, gestor da Hike Capital, afirma que antes de qualquer contratação é necessário pensar nos planos para o final de ano. “O importante é adequar o seguro às suas necessidades, sem gastar com coberturas desnecessárias”.

Os seguros que se destacam no fim do ano

Além dos geralmente mais conhecidos seguros de vida e de automóvel, alguns outros podem entrar na lista de essenciais para situações de fim de ano.

Seguro viagens

Seja para viagens nacionais ou internacionais, o seguro viagem pode englobar serviços como auxiliar em acidentes de trânsito, documentação, saúde, voo e bagagem.

Seguro residencial

Também referente aos que irão viajar, o seguro residencial também é uma opção interessante. Esses podem cobrir desde reparos até furtos.

“Nessa época do ano muitas casas que ficam vazias são invadidas e saqueadas, por isso da busca maior”, explica Belitardo.

Seguro Bolsa 

Uma opção não tão tradicional, mas que pode ser útil, é o seguro bolsa. “Nesse caso, o contrato cobre os valores dos itens que foram roubados ou furtados junto com a sua bolsa, como carteira, óculos de sol ou de grau, cosméticos, perfume e chaves”, explica Claudia Lopes, Diretora Comercial e Marketing da Generali Brasil

Seguro Prestamista

Outro plano mencionado por Claudia Lopes como muito buscado no fim de ano é o prestamista. Ele tem por objetivo garantir a quitação de uma dívida em casos de morte, invalidez, desemprego involuntário ou incapacidade para exercer funções. É a garantia do pagamento de prestações ou mensalidades pendentes.

“Ele é muito bom em caso de alguma intercorrência no meio do caminho dos pagamentos de parcelas, já que as pessoas tendem a fazer mais compras deste tipo nesse período”, afirma Lopes. 

Seguro Pix

Mais uma opção ligada ao aumento de compras, o Seguro Pix pode proteger o consumidor de transferência indevida de dinheiro, quando comprovada. Há também a possibilidade de cobertura em situações em que a pessoa é sequestrada ou coagida a enviar valores por meio desse tipo de pagamento.

Dicas na hora de escolher

Além da já mencionada atenção ao orçamento e às necessidades, outras dicas podem ser valiosas na hora de escolher um seguro.

O gestor da Hike Capital alerta que é importante sempre checar se a seguradora é homologada e supervisionada pela Susep (essa informação pode ser checada no próprio site da Susep) e se o plano de seguro conta com o número do processo Susep.

“É sempre interessante checar avaliações na internet e notícias para garantir que a empresa tenha um bom atendimento. Por último faça uma comparação de preço, mas sempre avaliando seguros similares (mesmo tipo de cobertura, valor assegurado, período de carência)”, destaca também.

É essencial também ler atentamente a proposta e as condições gerais para garantir que o que foi solicitado realmente está lá. Tenha atenção especial às garantias, período de carência e os riscos excluídos.

É sempre bom checar o que cada um dos seus planos de seguro cobre para não acabar pagando duas vezes pela mesma cobertura.

“Além disso, com o aumento de eventos climáticos atípicos, é cada vez mais interessante garantir que suas apólices cobrem danos por eventos climáticos, especialmente no final do ano, já que no Brasil essa época é normalmente permeada por tempestades tropicais”, completa Belitardo.

Tire o dinheiro da poupança e planeje seus objetivos com melhores investimentos! Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.