Caixa libera saque do FGTS aos atingidos pelas enchentes no RS
Gaúchos podem sacar o dinheiro direto pelo celular, sem precisar ir até uma agência
A Caixa liberou o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as cidades que estão em situação de emergência no Rio Grande do Sul devido às enchentes que assolam a região. Já são mais de 83 mortos e 111 desaparecidos, segundo a Defesa Civil RS.
A liberação do FGTS é voltada para as cidades que estão em situação de calamidade pública reconhecida pelo governo federal. Até agora, a portaria do Diário Oficial da União reconheceu a situação de emergência em 336 cidades, mas o temporal atingiu 345 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul.
Segundo a Caixa, depois de aprovada a liberação do FGTS, o trabalhador pode fazer o saque pelo próprio celular, sem a necessidade de ir até uma agência física.
Serão enviados à região especialistas nas áreas de Habitação, FGTS e governo para prestar apoio técnico às prefeituras e auxiliá-las em providências que possam ajudar a população.
Outros benefícios foram disponibilizados para atender as vítimas das enchentes. Confira.
Contratos habitacionais no RS
Foi anunciada uma pausa de até três meses nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, mediante solicitação dos clientes. Além disso, é possível a incorporação das prestações no saldo devedor dos clientes inadimplentes.
A Caixa também dará suporte aos clientes para acionamento de seguro habitacional e procedimentos para pagamento de indenizações, de forma ágil.
Assessoria técnica aos municípios do Rio Grande do Sul
Uma equipe técnica da Caixa deve ir aos municípios atingidos, com arquitetos e engenheiros, para prestar assistência na operacionalização de repasses de recursos e no trabalho social do banco.
As prefeituras poderão contar com o apoio para levantamento dos danos e estimativa de custos para a recuperação de obras em andamento ou edificações atingidas, nos contratos já acompanhados pela Caixa, como pontes, vias de acesso, abastecimento de água, postos de saúde, escolas, entre outros.
Condições especiais aos clientes Caixa
Os clientes pessoa física (PF) e pessoa jurídica (PJ) das regiões afetadas e que já possuem crédito contratado com a Caixa contam com condições diferenciadas e benefícios, como:
- Dispensa de encargos na renovação de contratos de penhor;
- Pausa no pagamento de prestações por até três meses nos contratos de Crédito Pessoal PF, Capital de Giro PJ, Renegociação PF e PJ, entre outros;
- Prorrogação do vencimento das operações de Crédito Rural de Custeio e Investimento.
Há ainda mais opções de contratação de um novo crédito. Foram reduzidas as taxas de juros e disponibilizadas carências para contratação de financiamentos, com maiores prazos para pagamento no Crédito Consignado, Capital de Giro, entre outras modalidades.
Como pedir o saque calamidade?
Para solicitar o Saque do FGTS Calamidade, os trabalhadores podem baixar o APP FGTS e seguir os passos:
- Ao acessar o APP FGTS, clique na opção “Meus Saques”;
- Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
- Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”;
- Selecione o munícipio de sua residência e clique em “Continuar”;
- Escolha uma das opções para receber seu FGTS:
- Crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou,
- Sacar presencialmente.
- Faça Upload dos documentos requeridos;
- Confira os documentos anexados e confirme;
- A CAIXA irá analisar sua solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.
Quer saber mais sobre investimentos? Confira esse curso gratuito sobre como começar a investir!