Objetivos financeiros

Como se proteger dos esquemas de pirâmide financeira? Confira

Saiba os sinais de alerta para não cair nesse tipo de fraude e, se for tarde demais, a quem denunciar

Homem montando uma pirâmide de dinheiro (Fonte: Adobe Stock)
Na definição da CVM, as pirâmides são um golpe já que, “por não haver um negócio legítimo, os pagamentos aos investidores são provenientes de novas aplicações. Fonte: Adobe Stock

Você com certeza já ouviu falar em pirâmide financeira. Talvez até foi vítima ou conhece alguém próximo que foi. Ou, ainda, recebeu a oferta de uma oportunidade incrível para ganhar dinheiro fácil e rápido, com um investimento único, voltado a um seleto grupo de privilegiados, como você e o tal amigo autor da proposta.

Esse “privilégio” é, na verdade, uma fraude.

Apresentada de diferentes formas, a pirâmide financeira, também conhecida como esquema Ponzi, é um modelo de negócio fraudulento, cujas características seduzem os perfis mais conservadores de investidores. São elas:

  • Garantia de retornos elevados com riscos baixos;
  • Um único promotor ou uma única empresa não registrados nos órgãos reguladores do mercado de capitais e financeiro (no caso do Brasil, a CVM – Comissão de Valores Mobiliários);
  • Promessa de lucros anormais, isto é, acima de qualquer outro investimento conhecido, independentemente das condições do mercado;
  • Estratégia complicada de explicar ou não apresentada;
  • Poucas informações disponíveis para o investidor examinar;
  • Necessidade constante da chegada de novos participantes;
  • Dirigido a um público que não é financeiramente esclarecido;
  • Quando envolve a comercialização de um produto, essa venda é algo secundário para a lucratividade do negócio, já que o mais importante é recrutar novas pessoas.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias