Planilha de orçamento pessoal
O Bora Investir preparou um material que vai te ajudar na sua jornada da organização financeira. Esse pode ser o primeiro passo para uma vida financeira mais estável.
Sobre a planilha:
A planilha possui algumas divisões para facilitar sua organização e te dar visibilidade de onde estão as principais rendas e gastos. Com esse diagnóstico você pode pensar em eventuais mudanças que façam sentido para o seu momento de vida.
Como preencher:
- Receita: inclua com os valores que você recebe como, salário e décimo terceiro.
- Investimentos: nos investimentos, inclua todos as aplicações que você fez naquele período. Os especialistas indicam que 20% da sua renda deve ser destinada para isso. Fique de olho no "% sobre Receita" para acompanhar esse indicador.
- Despesas: as despesas estão divididas entre Fixas, Variáveis e Extras. Os gastos fixos que você tem, como, por exemplo, a prestação da casa, seguro do carro, plano de saúde. Essa parte, em teoria, deve consumir por volta de 50% do seu orçamento mensal.
- Variáveis: você coloca o que não tem um valor fixo, como é o caso do transporte, gastos com alimentação ou o streaming. Já essa parte fica com, aproximadamente, 30% da sua renda.
Tente encontrar um equilíbrio que faça sentido para o seu momento, sem esquecer do lazer, que aparece nos Extras!
Baixe a planilha e comece a usar!