Financeiras poderão emitir LCIs, títulos isentos de Imposto de Renda
Decisão do Banco Central busca impulsionar o mercado de crédito imobiliário no país
As sociedades de crédito, financiamento e investimento, conhecidas como financeiras, poderão emitir Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) a partir de 1º de julho. Esse título privado isento de Imposto de Renda é destinado a fornecer dinheiro para a concessão de financiamentos de imóveis.
O Banco Central (BC) aprovou na quinta-feira (8) resolução que autoriza as emissões por esse tipo de instituição. O BC destacou em nota que a decisão ajuda a impulsionar o mercado de crédito imobiliário no país.
LCI e LCA podem ganhar força entre mais ricos após governo taxar dividendos, indicam especialistas
“O Banco Central busca proporcionar maior modernização a tais instituições, posicionando-as mais adequadamente em relação às instituições de segmentos que desempenham atividades concorrentes ou similares”, explicou o BC.
A possibilidade de ampliação do mercado de LCIs foi sugerida por consulta pública em 2024, quando o Banco Central pôs em consulta a consolidação das normas das financeiras.
LCIs são isentas de IR e têm cobertura do FGC
As LCIs têm se tornado produtos de investimento cada vez mais populares hoje, por combinarem rentabilidade em alta com a isenção de Imposto de Renda. Além disso, esses títulos de renda fixa são cobertos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos). No entanto, a garantia se estende até R$ 250 mil por CPF por instituição financeira, com o teto de até R$ 1 milhão por pessoa. Esse limite zera a cada quatro anos.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.