Ações

Agenda do dia: PPI nos EUA e comportamento de consumo no Brasil

Notas de dólar. Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
Baixa do dólar é resultado da alta de outras moedas, como o Euro. Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

A quarta-feira (14) tem como destaques o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos de agosto e, no Brasil, os números do varejo restrito e ampliado em julho, aliados ao índice de varejo divulgado ontem. 

No Exterior, as bolsas americanas abrem com futuros de Nova York em alta, após tombo de mais de 5% no pregão à vista em reação ao CPI (índice de preços ao consumidor) mais forte americano, que faz com que o mercado mire juros acima de 4% no fim do ano. 

Já a baixa das bolsas europeias ainda reflete o temor de um Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) ainda mais agressivo para conter a alta dos preços. Por outro lado, a produção industrial da zona do euro sofreu queda de 2,3% em julho ante junho, bem abaixo da expectativa de analistas de recuo de 0,7%, o que pode elevar os temores de recessão. 

No Brasil, após os números mais fortes da pesquisa de volume de serviços ontem, com crescimento de 1,1% em julho, os dados do varejo devem reforçar hoje os sinais de retomada da economia, com crescimento de 0,2% em julho.

A confirmação das expectativas pode pressionar especialmente os juros curtos, mas não mudar a perspectiva de manutenção da Selic em 13,75% ao ano na semana que vem e sim retirar mais fichas das apostas de cortes de 2023, como já ocorreu na sessão anterior. O dólar mais fraco no exterior é bom sinal para o real, enquanto a alta dos futuros de NY e petróleo podem dar força ao Ibovespa.


Abertura: dólar ganha fôlego e anula perdas nos mercados à vista e futuro

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias