Como funciona o voto a distância em assembleias de acionistas na Área do Investidor?
Na área do Investidor, é possível registrar o seu voto em assembleias chamadas pelas empresas e fundos imobiliários
A partir de 2025, quem é acionista de empresas listadas pode votar em assembleias usando a Área do Investidor da B3. A ferramenta busca ampliar a participação das pessoas físicas em assembleias e facilitar o voto a distância. De 17 a 27 de fevereiro, 44 assembleias ficaram disponíveis para votação na Área do Investidor da B3, e 16.762 votos foram enviados.
A opção de votar pela Área do Investidor já existia para os cotistas de fundos imobiliários desde o final de 2023. Agora, essa funcionalidade foi expandida para as assembleias de empresas listadas.
Como votar em assembleias?
Dentro da Área do Investidor, clique na aba “Assembleia em aberto”, na seção de Serviços > Voto a Distância. Nessa aba aparecerão todas as assembleias que você tem direito de voto. Selecione a assembleia que está com período de votação aberto, vote em cada deliberação e clique em “ENVIAR VOTO”.
Caso você precise alterar seu voto, é importante que se certifique que a assembleia ainda está em período de votação. Se a assembleia ainda estiver em aberto, clique em “EDITAR VOTO” na aba de Assembleias em aberto, o boletim será carregado com seus votos, após as alterações, clique em “ENVIAR VOTO”. Na tela, aparecerá a confirmação de envio de novo voto.

Como saber o resultado da assembleia?
Após a realização da assembleia, a empresa disponibilizará o resultado na sua página de relacionamento com os investidores. As atas da assembleia podem ser consultadas no site da CVM (clique em Companhia > Consulta de Documentos de Companhias > digite parte do nome ou CNPJ da companhia).
O que é uma assembleia de acionistas
A assembleia de acionistas é a reunião de todos os investidores de uma companhia para discutir temas a respeito da condução da empresa que afetam, direta e indiretamente, os seus interesses, segundo definição da CVM. É considerada a instância máxima de decisão, com uma posição hierárquica superior à diretoria e ao conselho de administração.
Existem dois tipos de assembleias:
Assembleia geral ordinária (AGO)
A AGO acontece, obrigatoriamente, uma vez por ano e tem foco em temas recorrentes e essenciais ao funcionamento da empresa.
Ela pode analisar e votar demonstrações financeiras, deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e a distribuição de dividendos, eleger administradores e, se for o caso, dos membros do conselho fiscal.
Assembleia geral extraordinária (AGE)
A AGE é convocada sempre que necessário, com foco em temas pontuais, emergenciais e que possam ser tratados com a urgência necessária, como reforma do estatuto; mudança do objeto da sociedade; fusão, incorporação ou desmembramento da empresa; dissolução voluntária da sociedade e nomeação de liquidantes.
Quem pode participar e votar nas assembleias?
Todos os investidores, seja detentores de ações ordinárias (ON) ou preferenciais (PN) podem participar de assembleias extraordinárias ou ordinárias. Contudo, o seu direito a voto diverge.
As ações preferenciais dão prioridade no pagamento de dividendos, mas não concedem o direito a voto, ainda que os investidores possam participar de assembleias e se manifestar nas reuniões.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.