Ações

Mercado financeiro hoje: cautela e expectativas com Copom e Super Quarta

Imagem do plenário do Senado Federal, com painel de votação e carpete azul
O Congresso Nacional Nacional é dividido em duas Casas: ao Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Esta semana será agitada com a decisão sobre juros no Brasil com a reunião do Copom na quarta (21) e com a coletiva de imprensa do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Jerome Powel, na chamada Super Quarta nos Estados Unidos. 

Ainda há outras definições de política monetária na quinta no Japão, na Turquia, no Reino Unido e na África do Sul. Hoje tem boletim Focus no Brasil e divulgação do Índice de Confiança das Construtoras nos EUA.

No exterior, a expectativa pela decisão de política monetária do Fed é o que vai nortear os mercados no começo desta semana e os investidores tendem a ser mais cautelosos. Bolsas da Ásia e da Oceania, bem como o Ocidente, seguem na mesma direção, indicando novas perdas. O petróleo também recua, diante de preocupações relacionadas à demanda, em meio a um dólar em alta. 

Para tentar conter a inflação elevada, a maioria das estimativas de mercado acredita que o Fed subirá o juro em 0,75 ponto porcentual, mas também não faltam projeções – ainda que minoritárias – de aumento de um ponto. Hoje, mais uma vez, o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, disse que a instituição fará o que for necessário para trazer a inflação à meta e que os próximos aumentos de juros dependerão de dados econômicos. 

Por aqui, ainda que a maioria espere manutenção da Selic em 13,75% ao ano, há quem espere aumento de 0,25 ponto porcentual na taxa de juros, o que pode gerar ajustes nas taxas futuras. Neste ambiente cauteloso, o Ibovespa pode caminhar para um quinto pregão seguido de queda e o dólar, para nova alta.

Abertura: Ibovespa cai 0,67% para 108.543,17 pontos, após abertura

Fechamento: dólar à vista fecha a R$ 5,1652, em baixa de 1,79%

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.