Ações

Mercado financeiro hoje: dados dos EUA e CPI da Europa

Notas de dólares sobrepostas. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Nos EUA, a inflação e a taxa básica de juros preocupam tanto quanto no Brasil. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Ibovespa cai em torno de 1% nestes primeiros minutos de negociação, em sintonia com as perdas dos índices futuros norte-americanos, em meio à cautela antes do encontro do Federal Reserve, o Fed – banco central dos Estados Unidos.

A agenda do dia desta sexta (15) traz a pesquisa da Universidade de Michigan sobre o sentimento do consumidor dos Estados Unidos e a publicação do IGP-10 de setembro no Brasil. A estimativa é de volatilidade nas bolsas com o vencimento de opções sobre ações na B3 e de quádruplo em Nova York (quadruple witching), quando opções e futuros de índices e ações vencem simultaneamente. 

O euro reduziu as perdas frente ao dólar, após dados finais da Eurostat confirmarem que a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro subiu de 8,9% em julho para 9,1% em agosto. O dado pode pressionar o Banco Central Europeu (BCE) a continuar elevando suas taxas de juros – lembrando que a meta de inflação do BCE é de 2%.

Na Ásia, as bolsas caíram apesar de dados chineses terem sinalizado recuperação da segunda maior economia do mundo em agosto. A produção industrial cresceu mais que o previsto, assim como as vendas no varejo e o investimento em ativos fixos. 

Os contratos futuros do petróleo se recuperaram depois da queda de quase 4%. O petróleo, porém, se encaminha para sua terceira semana consecutiva de perdas, em meio a temores sobre os impactos de uma desaceleração global na demanda. 

Abertura: Ibovespa cai perto da mínima de NY e perde os 109 mil pontos na mínima a 108.814,38 pontos, em queda de 1,04%

Fechamento: Ibovespa fecha em baixa de 0,61% a 109.280,37 pontos e recua 2,69% na semana

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias