Ações

Mercado financeiro hoje: dados dos EUA e CPI da Europa

Notas de dólares sobrepostas. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Nos EUA, a inflação e a taxa básica de juros preocupam tanto quanto no Brasil. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Ibovespa cai em torno de 1% nestes primeiros minutos de negociação, em sintonia com as perdas dos índices futuros norte-americanos, em meio à cautela antes do encontro do Federal Reserve, o Fed – banco central dos Estados Unidos.

A agenda do dia desta sexta (15) traz a pesquisa da Universidade de Michigan sobre o sentimento do consumidor dos Estados Unidos e a publicação do IGP-10 de setembro no Brasil. A estimativa é de volatilidade nas bolsas com o vencimento de opções sobre ações na B3 e de quádruplo em Nova York (quadruple witching), quando opções e futuros de índices e ações vencem simultaneamente. 

O euro reduziu as perdas frente ao dólar, após dados finais da Eurostat confirmarem que a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro subiu de 8,9% em julho para 9,1% em agosto. O dado pode pressionar o Banco Central Europeu (BCE) a continuar elevando suas taxas de juros – lembrando que a meta de inflação do BCE é de 2%.

Na Ásia, as bolsas caíram apesar de dados chineses terem sinalizado recuperação da segunda maior economia do mundo em agosto. A produção industrial cresceu mais que o previsto, assim como as vendas no varejo e o investimento em ativos fixos. 

Os contratos futuros do petróleo se recuperaram depois da queda de quase 4%. O petróleo, porém, se encaminha para sua terceira semana consecutiva de perdas, em meio a temores sobre os impactos de uma desaceleração global na demanda. 

Abertura: Ibovespa cai perto da mínima de NY e perde os 109 mil pontos na mínima a 108.814,38 pontos, em queda de 1,04%

Fechamento: Ibovespa fecha em baixa de 0,61% a 109.280,37 pontos e recua 2,69% na semana