Ações

Mercado financeiro hoje: Super Quarta e Copom

Copom sobe o tom contra riscos fiscais e mudanças na meta de inflação
A interpretação desse cenário pelo Comitê acontece em meio a uma escalada de críticas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem feito a autonomia do BC. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As decisões de política monetária no Brasil (Copom) e nos Estados Unidos, na chamada “Super Quarta”, devem direcionar os mercados nesta quarta (21). 

Nos EUA, hoje também é dia de divulgação do índice de vendas de moradias e os mercados esperam a decisão sobre juros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos).

Enquanto isso, as bolsas europeias e os índices futuros de ações em Nova York tentam alta moderada.

Já na Ásia, o fechamento foi em queda, na esteira das perdas de cerca de 1% em Wall Street. A expectativa é que Fed eleve seus juros em 0,75 ponto porcentual pela terceira vez seguida, em mais uma tentativa de conter o persistente avanço da inflação na maior economia do mundo. 

No Brasil a moderação dos índices de ações do ocidente pode indicar instabilidade do Ibovespa, como ocorreu ontem quando o índice Bovespa fechou em alta pelo segundo pregão seguido.

A valorização do índice DXY do dólar pode estimular a desvalorização da moeda por aqui, enquanto os juros futuros tendem a fazer ajustes antes do Copom. 

Abertura: Ibovespa a 113.087,79 pontos, alta de 0,51%

Fechamento: Ibovespa fecha a 111.935,86, em baixa de 0,52%; dólar à vista a R$ 5,1730, em alta de 0,40%

  • Com informações da Agência Estado