Ações

Mercado financeiro hoje: Super Quarta e Copom

Copom sobe o tom contra riscos fiscais e mudanças na meta de inflação
A interpretação desse cenário pelo Comitê acontece em meio a uma escalada de críticas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem feito a autonomia do BC. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As decisões de política monetária no Brasil (Copom) e nos Estados Unidos, na chamada “Super Quarta”, devem direcionar os mercados nesta quarta (21). 

Nos EUA, hoje também é dia de divulgação do índice de vendas de moradias e os mercados esperam a decisão sobre juros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos).

Enquanto isso, as bolsas europeias e os índices futuros de ações em Nova York tentam alta moderada.

Já na Ásia, o fechamento foi em queda, na esteira das perdas de cerca de 1% em Wall Street. A expectativa é que Fed eleve seus juros em 0,75 ponto porcentual pela terceira vez seguida, em mais uma tentativa de conter o persistente avanço da inflação na maior economia do mundo. 

No Brasil a moderação dos índices de ações do ocidente pode indicar instabilidade do Ibovespa, como ocorreu ontem quando o índice Bovespa fechou em alta pelo segundo pregão seguido.

A valorização do índice DXY do dólar pode estimular a desvalorização da moeda por aqui, enquanto os juros futuros tendem a fazer ajustes antes do Copom. 

Abertura: Ibovespa a 113.087,79 pontos, alta de 0,51%

Fechamento: Ibovespa fecha a 111.935,86, em baixa de 0,52%; dólar à vista a R$ 5,1730, em alta de 0,40%

  • Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.