Ações

O que é uma Oferta Pública de Ações (OPA)?

Prevista na Lei das S/A, a Oferta Pública de Ações é obrigatória quando há o cancelamento de registro da companhia aberta

Painel de cotação. Foto: Adobe Stock
Bolsa de valores: apresentação de arcabouço fiscal ao presidente Lula é monitorado pelos investidores. Foto: Adobe Stock

A distribuidora de energia EDP anunciou que irá fechar o seu capital na bolsa brasileira, a B3. Para adquirir de volta todas as suas ações emitidas no mercado e deixar de ser listada no Novo Mercado, a empresa terá de realizar uma OPA.

Prevista na Lei das S/A (6404/76), uma OPA é obrigatória quando há o cancelamento de registro da companhia aberta.

Entenda como funciona:

O que é OPA?

Uma OPA é o processo pelo qual uma empresa de capital aberto precisa passar quando deseja fechar seu capital, seja de modo parcial ou total.

O objetivo desse processo é recomprar parte ou todas a ações emitidas pela companhia no mercado. Ou seja, que estejam nas mãos de investidores de ações.

A OPA também pode ser realizada para outros objetivos, como a aquisição do controle da empresa por um grupo de acionistas.

O que quer dizer a sigla OPA?

A sigla são as iniciais de Oferta Pública de Ações.

Qual é a diferença entre OPA e IPO?

A OPA é um processo que tem objetivo oposto ao de um IPO.

Iniciais de Initial Public Offering, o IPO é uma Oferta Pública Inicial de Ações, feita quando uma empresa deseja abrir o seu capital na bolsa de valores e começar a oferecer ações a investidores.

O que o investidor ganha ao vender sua ação?

Ao fechar um capital por meio de uma OPA, as companhias oferecem um prêmio (valor adicional) sobre o preço das ações no fechamento de um determinado pregão, geralmente, sobre o da sessão anterior ao anúncio da oferta.

No caso da EDP, os papéis encerraram a sessão cotados a R$ 19,63, e a companhia irá oferecer o valor de R$ 24 aos investidores para recomprá-los.

Como o preço por ação é calculado?

O preço de compra por ação toma como base o laudo de avaliação da companhia, que deve ser feito por uma consultoria externa independente. Esse laudo definirá o preço justo por ação.

A análise pode levar em conta fatores como valor de mercado, patrimônio líquido por ação, fluxo de caixa e preço médio da ação nos últimos 12 meses.

Sou obrigado a aderir a uma OPA?

Cada investidor poderá dizer se irá aderir ou não à OPA. Contudo, é necessário a aprovação de 90% dos acionistas para que o processo possa prosseguir.

Caso mais de 10% não concordem com o valor proposta por ação pela companhia, uma nova assembleia terá de ser realizada.

A empresa é obrigada a realizar uma OPA?

Em alguns casos, como o de fechamento de capital, a empresa é obrigada, por lei, a realizar uma OPA. Em outros, a realização de uma OPA é voluntária.

Os casos em que a OPA é obrigatória são:

  • fechamento de capital
  • quando o aumento da participação de um controlador impedirá a liquidez das demais ações
  • venda de controle acionário

A OPA é voluntária quando:

  • tem como objetivo adquirir o controle de uma companhia
  • é realizada por terceiros

Quem realiza a OPA?

Para coordenar a oferta, é contratado um banco, bem como assessores legais.

Quanto dura a OPA?

Depois do fato relevante anunciando o fechamento de capital, a empresa tem mais 30 dias para pedir à CVM o fechamento de capital. Por fim, a CVM tem até 60 dias para aprovar ou não o pedido.

Se o pedido for aprovado e o preço justo para a venda das ações for definido, a OPA será colocada em votação por meio de uma assembleia.

Posteriormente, os acionistas recebem na conta da sua corretora o valor definido por ação. Há uma data limite para a venda dos papéis.

Para mais conteúdo sobre finanças pessoais e investimentos, visite o Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.