Futuro de ouro (GLD): aprenda a investir no novo derivativo da B3
Futuro de Ouro tem liquidação exclusivamente financeira e segue preço internacional do metal como referência
Por Victor Rabelo
Desde o dia 21 julho, os investidores têm uma nova opção para investir em produtos derivativos. A B3 lançou o contrato futuro de ouro (ticker: GLD), que foi desenhado para facilitar o acesso dos investidores a este mercado em um ambiente de bolsa regulado.
Com tamanho de 1 onça (cerca de 32 gramas), o Futuro de Ouro é menor que os já negociados, mini-índice e minidólar, o que o torna mais acessível. Além disso, o produto tem liquidação exclusivamente financeira e segue o preço internacional do ouro como referência.
Para quem é o Futuro de Ouro?
O Futuro de Ouro foi lançado já com o tamanho reduzido, o que significa que o produto é atrativo ao investidor pessoa física. “O lançamento do Futuro de Ouro é um passo importante na democratização de produtos sofisticados. Ao oferecer uma solução local inspirada no sucesso dos nossos minicontratos, permitimos que o investidor de varejo acesse o mercado de ouro de forma eficiente e segura, sem a necessidade de buscar estruturas no exterior ou em mercados não regulados”, explica Luiz Masagão, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3.
Apesar de o foco principal ser o investidor de varejo, segundo a B3, a modalidade também atende a demanda de investidores institucionais, como gestoras de fundos, que agora podem operar com mais eficiência em um ambiente local. Seu alinhamento aos padrões globais cria, ainda, potencial de arbitragem para clientes internacionais.
Vale destacar que, como qualquer contrato futuro, os investidores podem investir no Futuro de Ouro como estratégia de proteção de patrimônio (hedge) contra oscilações do mercado. Além disso, é possível fazer especulação de curto prazo, ou seja, atuar com swing trade e day trade.
“Os contratos futuros de ouro, recém-lançados pela B3, representam uma alternativa interessante para investidores que buscam diversificação estratégica e exposição ao metal sem precisar comprar ouro físico. Eles podem ser utilizados para complementar uma carteira tradicional, adicionando um ativo descorrelacionado, proteger posições em outros ativos (como ações ou moedas), funcionando como hedge em cenários de alta volatilidade”, comenta Anderson Kuntzler, planejador financeiro CFP e especialista em investimentos.
“Os investidores podem usar como Hedge para proteção contra quedas em carteiras de ações ou como especulação, que permite lucrar com alta ou baixa do ouro, sem necessidade de posse física. E como arbitragem, os investidores institucionais podem explorar diferenças entre mercados local e internacional. Em suma, o contrato GLD da B3 oferece uma alternativa prática, bem regulada e eficiente para quem deseja exposição ao ouro sem complicações logísticas”, completa Jeff Patzlaff, planejador financeiro CFP e especialista em economia de consumo.
Como investir no Futuro de Ouro
O Futuro de Ouro é um contrato financeiro que permite assumir uma posição comprada ou vendida, conforme a expectativa do investidor sobre a cotação futura do metal. Esses contratos são liquidados financeiramente, sem a necessidade de entrega física do ouro. Os ajustes diários, conhecidos como marcação a mercado, atualizam o valor da posição de cada cliente, comprada ou vendida, conforme a variação no preço diário do ativo. No vencimento, a liquidação ocorre pela diferença entre o preço negociado na abertura da posição e o preço do ouro no mercado à vista.
Para negociar o Futuro de Ouro, é necessário seguir alguns passos:
Escolher uma corretora: abrir uma conta que ofereça acesso ao mercado futuro.
Depositar margem de garantia: valor inicial exigido como garantia para a operação.
Selecionar a estratégia: decidir entre compra ou venda de contratos, conforme a expectativa sobre o comportamento do ouro.
Monitorar e ajustar posições: acompanhar as oscilações do mercado, pois os contratos são ajustados diariamente.
Para mais dicas, a B3 disponibiliza um curso sobre Futuro de Ouro, que explora como as pessoas podem aproveitar as características produto em suas estratégias de investimento.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.