Futuro de Ouro (GLD) atinge recorde com mais de 35 mil contratos negociados em um dia na B3
Número de contratos representa um salto expressivo de 69,09% em relação ao recorde anterior
Nesta terça-feira (27), a B3 registrou recorde de negociação do Contrato Futuro de Ouro ao superar a marca de 35.900 contratos negociados em uma única sessão. Ao longo do dia, foram realizadas 1.177 operações, movimentando um volume financeiro de R$ 966 milhões. O número de contratos representa um salto expressivo de 69,09% em relação ao recorde anterior, de 21.232, evidenciando o forte aumento do interesse pelo metal precioso como instrumento de proteção e diversificação tática.
“Esse desempenho demonstra a maturidade do mercado brasileiro de derivativos e a eficácia das iniciativas da B3 voltadas para o aumento da liquidez e acessibilidade do produto. O crescimento de 69,09% em relação à máxima anterior não é um dado isolado, mas o resultado de um trabalho contínuo para ampliar o acesso ao Futuro de Ouro para diversos tipos de investidores, desde os institucionais até os clientes do varejo, que buscam estratégias sofisticadas para protegerem seus portfólios ou buscar lucros em curto prazo”, analisa Marcos Skistymas, diretor de Produtos Listados da B3.
Como investir no Futuro de Ouro
O Futuro de Ouro é um contrato financeiro que permite assumir uma posição comprada ou vendida, conforme a expectativa do investidor sobre a cotação futura do metal. Esses contratos são liquidados financeiramente, sem a necessidade de entrega física do ouro. Os ajustes diários, conhecidos como marcação a mercado, atualizam o valor da posição de cada cliente, comprada ou vendida, conforme a variação no preço diário do ativo. No vencimento, a liquidação ocorre pela diferença entre o preço negociado na abertura da posição e o preço do ouro no mercado à vista.
Para negociar o Futuro de Ouro, é necessário seguir alguns passos:
- Escolher uma corretora: abrir uma conta que ofereça acesso ao mercado futuro.
- Depositar margem de garantia: valor inicial exigido como garantia para a operação.
- Selecionar a estratégia: decidir entre compra ou venda de contratos, conforme a expectativa sobre o comportamento do ouro.
- Monitorar e ajustar posições: acompanhar as oscilações do mercado, pois os contratos são ajustados diariamente.
Além do contrato derivativo, é possível também acessar o Futuro de Ouro (GLD) por meio de ETFs indexados ao IFGOLD, índice calculado pela B3, que acompanha o desempenho do contrato futuro da commodity .