Day Trade

Quando investir vira carreira: conheça a história de influenciadores que fizeram do mercado financeiro fonte de renda

Para alcançar sucesso no mercado, é preciso estudo, disciplina e uma estratégia sobre quais são os caminhos possíveis a seguir

Viver do mercado financeiro é o desejo de muitas pessoas que acompanham de perto o universo dos investimentos. Porém, para alcançar esse objetivo, é preciso muito estudo, disciplina e uma estratégia sobre quais são os caminhos possíveis a seguir.

Mauro Botto, engenheiro elétrico com trajetória profissional construída em consultoria de desenvolvimento de negócios, mas que hoje se dedica exclusivamente ao mercado financeiro, conta que, depois de anos de trabalho e cansaço com o ambiente corporativo, aproveitou seu interesse pelas finanças para migrar, aos poucos, para o mercado financeiro. “Em 2019 comecei a conhecer os minicontratos, fazer algumas operações e me especializei em price action”, diz.

Com mais conhecimento e experiência, Botto saiu em 2023 da empresa em que trabalhava e começou a viver exclusivamente da atuação no mercado. Hoje, além de divulgar conteúdos de educação financeira em suas redes, se tornou apresentador no canal Arena Trader, da XP, e passou a desenvolver estratégias automatizadas para day trade.

Por um caminho um pouco diferente, Bruno Marques, que hoje tem mais de 70 mil seguidores nas redes sociais, também atingiu o sonho de viver do mercado financeiro. O influenciador conta que sempre teve o desejo de ter o próprio negócio e chegou a cursar Economia e Engenharia Elétrica antes de formar em Administração.

Durante seu período de formação, se interessou pelos investimentos e, com o dinheiro conquistado, iniciou uma trajetória de empreendedorismo que envolve abertura de franquias de escola de cursos de tecnologia e de clínicas de estética. Porém, depois de ter uma experiência de burnout, vendeu seus negócios e tirou um período para descanso e viagens, mas sem abrir mão dos investimentos.

Após a volta ao Brasil, decidiu que se dedicaria exclusivamente ao mercado, mas aliando os investimentos ao ensino. “Sempre tive facilidade para ensinar. Por isso, gravei alguns vídeos de educação financeira e mostrei para alguns amigos, que gostaram muito”, comenta.

Já André “Kod”, apelido que herdou dos tempos como jogador de Counter-Strike, começou a investir há relativamente pouco tempo. Ele explica que sempre achou a bolsa de valores fosse coisa para “rico”, mas que chegou a ter em sua carteira alguns produtos de renda fixa entre 2018 e 2019. Porém, no início da pandemia de Covid-19, “Kod” decidiu investir em ações e conseguiu lucrar ao comprar na baixa e vender após a recuperação.

Ele, que é engenheiro civil, conta que conhecer a bolsa de valores mudou sua vida, pois o ganho financeiro lhe deu maior flexibilidade na vida profissional. Ainda em 2020, conheceu o day trade, começou a produzir conteúdo sobre finanças nas redes sociais e trabalhar com estratégias automatizadas.

“Foram várias etapas até conseguir me consolidar. É muito importante estar envolvido com pessoas do mercado, entender o que dá certo o que dá errado, trazer coisas novas, ouvir conselhos dos mais experientes”, aconselha “Kod” aos que sonham com a oportunidade de conseguir uma rentabilidade via mercado financeiro.

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.