“É um salto de qualidade inestimável e muitos brasileiros vão passar a considerar investimento em renda variável a partir de agora”, diz Haddad
Ministro esteve no toque de campainha do ReVar, calculadora de renda variável desenvolvida em uma parceria entre B3 e Receita Federal
“Existe um espaço enorme para o crescimento do investimento do brasileiro em renda variável. Investir nas empresas em que que você admira vai se tornar mais fácil no Brasil”, disse Fernando Haddad nesta sexta-feira (09/05). A fala aconteceu durante evento de comemoração pelo lançamento do ReVar, uma calculadora desenvolvida em parceria entre a B3 e a Receita Federal que apura os ganhos líquidos e facilita o pagamento do imposto de renda devido em operações de renda variável. “As pessoas vão poder dedicar o seu tempo àquilo que importa, que é fazer uma análise da economia brasileira e das empresas brasileiras, das oportunidades de investir no crescimento”, disse Haddad.
Também presente no evento, o CEO da B3, Gilson Finkelsztain, destacou que a parceria faz parte de uma jornada para facilitar os investimentos. “A B3 é muito mais do que uma bolsa de valores. Somos um agente de transformação, comprometidos com o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, disse. “Com o ReVar, atacamos uma das principais dores dos investidores, que é a declaração do imposto de renda dos ativos de renda variável”.
Para o ministro, a maior facilidade na apuração e pagamento do imposto deve incentivar os investimentos no país. “Não é para arrecadar mais ou menos. Ao arrecadar o justo, vamos estimular investimento em renda variável”, destacou. “Acabou o temor de não saber fazer esse preenchimento. O bom contribuinte não vai ter mais que se preocupar”.
Haddad destacou a redução do tempo gasto pelo contribuinte para assegurar o cumprimento das regras. “É um salto de qualidade inestimável e muitos brasileiros vão passar a considerar investimento em renda variável a partir de agora. É uma grande inovação, estamos no começo de uma trajetória de digitalização da economia brasileira”, destacou.
Para ele, a calculadora faz parte também de um processo maior de digitalização e desburocratização da economia brasileira, ao lado da reforma tributária do consumo e das mudanças sobre o imposto de renda. “Vamos sair do caos tributário para ambiente tão transparente, simplificado, digitalizado, que as pessoas vão demorar a perceber o salto de qualidade que vamos dar”, disse. “É uma grande inovação, estamos no começo de uma trajetória de digitalização da economia brasileira, queremos que os custos de transação caiam para que pessoas possam investir naquilo que gera riqueza para o país”.
Robinson Sakiyama Barreirinhas, Secretário Especial da Receita Federal do Brasil, apontou que o ReVar é um passo na direção de um novo posicionamento do fisco. “Estamos mais próximos de atingir a missão de transformar a Receita Federal, para deixar de sermos vistos pelo contribuinte como um órgão de como fiscalização e punição, e passaremos a ser vistos como órgão de orientação, que se antecipa aos problemas do contribuinte”, disse.
“Esse momento é um marco fundamental, e a constatação do quanto o mercado cresce nos últimos anos. Ao mesmo tempo, constatamos a entrada de novos investidores pessoa física no nosso segmento”, resumiu Pablo Spyer, membro do Conselho de Administração da Ancord.
Educação financeira e aumento de investimentos
Gilson destacou que o ReVar faz parte de uma agenda mais ampla para facilitar os investimentos. “Estamos deixando cada vez mais os investidores como protagonistas na gestão de seus recursos. Em um país onde o investimento em renda variável cresceu seis vezes na última década, é nosso dever continuar a educar e apoiar novos investidores”.
Ele lembrou ainda as oportunidades de expansão da ferramenta. “Inicialmente, o serviço está disponível para investidores que operam produtos do mercado de equities, como de ações, units, BDRs, fundos, FII e ETFs, que representa uma fatia importante do mercado. Mas a ideia da nossa parceria com a Receita é que esse escopo evolua para atendermos também os mercados de derivativos (futuros, opções, termo) e de empréstimo de ativos”, disse.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.