ETFs

ETFs Temáticos – Uma abordagem para investimentos globais

Os BDRs de ETF temáticos negociados na B3, são uma estratégia de investimento de baixo custo

Grãos germinando na terra com algumas notas de reais
ETFs temáticos saiba como escolher entre eles
Com Global X ETFs

Gestora especialista em Investimentos Temáticos, com patrimônio de $40 bilhões sob gestão em mais de 100 estratégias de ETFs Beyond Ordinary, possibilitando aos investidores acesso a grandes tendências mundiais.

Todo investidor, de forma recorrente, depara-se com o seguinte questionamento: o futuro será uma repetição da história ou será diferente? Ou seja, deve investir com base no que foi observado no passado ou acrescentar elementos com base em expectativas futuras?

A resposta para esta dúvida pode ser o investimento temático, uma abordagem de investimento voltada para o futuro. Quando conduzidos adequadamente, os investimentos temáticos podem ajudar o investidor a ter um portfólio direcionado para tendências globais e novas tecnologias.

O investimento temático refere-se ao processo de identificação de temas utilizando uma combinação de análise de potenciais setores, somados à abordagem macroeconômica na escolha de ativos que podem se beneficiar da materialização de tendências futuras.

E como acessar esse tipo de Investimento?

Um exemplo de investimento temático são os BDRs de ETF temáticos, valores mobiliários emitidos no Brasil e que possuem como lastro as cotas de ETFs emitidos no Exterior.

Os BDRs de ETF temáticos negociados na bolsa de valores (B3), além de ter um portfólio direcionado para novas tendências e tecnologias, é uma estratégia de investimento de baixo custo, com liquidez que propicia uma diversificação em empresas globais de diversos setores.

Ao final de setembro de 2022, o mercado americano tinha um total de 268 ETFs temáticos e 78,4 bilhões de dólares em ativos sob gestão, equivalente a 1,3% dos ativos totais de 5,9 trilhões de dólares da indústria de ETFs.

Os ETFs temáticos seguem uma curva de adoção. No gráfico abaixo é possível estimar a fase de adoção de um conjunto de novas tecnologias. Temas menos desenvolvidos tendem a ficar mais à esquerda na curva de adoção e tendem a ter maior risco e maior potencial de retorno, enquanto os temas mais estabelecidos ficam mais à direita na curva.

Fonte: Material informativo da Global X USA.

Como são construídos os ETFs temáticos?

A construção das teses em ETFs temáticos podem ser baseadas em três considerações.

Em primeiro lugar, temas de alta convicção, devido a mudanças estruturais observáveis na demografia, tecnologia, comportamentos, política e ambiente regulatório. Além disso, tem um universo de empresas listadas em bolsa de valores com alta liquidez que proporcionam exposição relevante ao tema.

Por fim, mas não menos importante, a perspectiva de médio a longo prazo (cinco ou mais anos) no tema, tornando o market timing menos importante.

Um investidor que opta por ter ETFs temáticos na sua carteira, saindo da linha de um portfólio tradicional, tem algumas vantagens, como acesso a diversas fronteiras geográficas e a diluição de fatores de risco e de capitalização de mercado das empresas, oferecendo aos investidores uma vantagem estratégica.

Um benefício adicional para o uso de ETFs temáticos é a capacidade de acessar dezenas de empresas ao redor do mundo por meio de único fundo negociado em bolsa de valores.

Tradicionalmente, o investimento temático tem se limitado a investidores institucionais mais sofisticados devido à necessidade de pesquisas profundas que visam identificar empresas com alta exposição a um tema, assim como, à necessidade de acessar uma variedade de mercados internacionais para temas de natureza global.

Os ETFs temáticos são referenciados em índices que fazem a seleção de um amplo conjunto de empresas em todo o mundo e com exposição a um determinado tema.

Para o investidor brasileiro com interesse em ETFs temáticos, a Global X, uma gestora americana especializada em investimentos temáticos com cerca de 40 bilhões de dólares sob gestão distribuídos em quase 100 ETFs (sigla para fundo negociado em bolsa) no exterior e quase 30 BDRs de ETF no Brasil, oferecendo uma forma de investir democrática, de baixo custo e transparente, além de disponibilizar no seu site todo o material de pesquisa em investimentos temáticos, sem custo, para todos os investidores.

Para finalizar o artigo, à medida que o ritmo de mudança no mundo parece estar acelerando, haverá cenários de oportunidades em ETFs temáticos em decorrência dessas constantes mudanças, surgimento de novos temas e temas mais antigos que se amadurecem com o tempo.

A expectativa é que as análises, exemplos e estruturas apresentadas deste artigo ajude o investidor em seu processo de abordagem de investimentos temáticos.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias