Ações

Flash InvestNews: o que motivou o corte de gás da Rússia para a Europa? 

Visão de estruturas metálicas para transporte de gás da Rússia para a Europa
Apesar de se arrastar a um ano, a guerra russo-ucraniana não parece ter resolução à vista. Foto: AnneGret Hilse

A gigante estatal russa Gazprom anunciou que o fornecimento de gás à Europa realizado por meio do gasoduto Nord Stream 1 foi interrompido “por tempo indeterminado”, após detectar vazamentos na linha.

Com isso, os contratos futuros de referência do gás chegaram a subir 35%, o maior ganho em quase seis meses, enquanto os preços da eletricidade também aumentaram.

Outro destaque do dia é a Opep e seus aliados liderados pela Rússia, que concordaram nesta segunda-feira (5) com um pequeno corte na produção de petróleo com o objetivo de elevar os preços que caíram devido aos temores de uma desaceleração econômica.

Ainda nesta segunda-feira foi divulgado o Boletim Focus, que mostrou queda na perspectiva do mercado para a inflação e uma melhora para o PIB em 2022 e 2023.

Conteúdo InvestNews, parceiro do B3 Bora Investir

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.