Fundos de Investimento

B3 e XP lançam ferramenta para aumentar liquidez no mercado de FIIs

Plataforma para negociações de grandes volumes busca atrair investidores institucionais para os FIIs

A B3, a bolsa do Brasil, com apoio da XP, anunciou o lançamento de um novo mecanismo que permitirá a negociação de grandes volumes de Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), atendendo a uma demanda crescente dos investidores institucionais.

A funcionalidade está disponível a partir desta quinta-feira, 20, e permite operações por meio das três soluções de grandes lotes já disponíveis para ações, units e BDRs na B3: Midpoint Order Book (Midpoint), Book of Block Trade (BBT) e Request for Quote (RFQ).

“A B3 lançou em 2023 soluções para negociação de grandes lotes em plataformas apartadas do livro central visando aumento de eficiência e redução de custos para o mercado neste tipo de operação. Desde o lançamento tivemos um volume de R$ 7 bilhões sendo negociado nas soluções, e em aproximadamente 75% das operações o custo efetivo de execução foi menor quando comparado ao custo de realizar a mesma operação no livro central em razão da redução do efeito de slippage (diferença entre o custo implícito esperado de uma transação e o preço pela qual ela é efetivamente executada em razão de o livro não ser capaz de preencher ordens tão grandes). Agora também será possível negociar cotas de fundos imobiliários nessas ferramentas” afirma Natalia Bertinat, superintendente de Cross Markets da B3.

A iniciativa visa aumentar a liquidez no mercado de fundos imobiliários ao facilitar a execução de ordens de grandes lotes e atrair novos players institucionais para este mercado. Além de buscar reduzir os custos operacionais, a alternativa oferece maior flexibilidade nas negociações e assegura estabilidade na precificação das cotas dos FIIs, pois as operações são realizadas com base nos preços do livro central da B3. Dessa forma, investidores institucionais podem negociar grandes volumes sem causar oscilações abruptas no mercado.

“O mercado de fundos imobiliários ainda é muito concentrado em investidores pessoas físicas, que representam cerca de 70% do fluxo de negociação. Com essa novidade, que foi capitaneada pela XP junto à B3, ANBIMA e CVM, estamos criando um ambiente seguro, com mais liquidez e eficiência também para os players institucionais, como fundos multimercados, fundos de ações, fundações e investidores estrangeiros. É uma grande oportunidade de crescimento para os FIIs e todos os seus perfis de cotistas”, destaca José Tibães, responsável pelos fundos da plataforma XP.

A nova funcionalidade ainda traz avanços para os gestores de fundos imobiliários, que antes enfrentavam desafios operacionais para montar ou desmontar posições de grande porte devido à limitação de liquidez do mercado. “Os FIIs são um segmento em expansão e, agora, estamos alinhados às melhores práticas internacionais. O ganho no tempo de execução das operações pode trazer mais estabilidade e liquidez para essa classe de ativos, atraindo novos bolsos para o mercado”, afirma Vinicius Duarte, Head da Mesa de Fundos da XP.

+ Reforma tributária altera isenção de imposto para FIIs. Entenda o que muda para o investidor

A negociação de grandes lotes já é uma prática comum em mercados internacionais, permitindo que investidores institucionais executem ordens de grande porte sem alterar as dinâmicas de precificação.

“Internamente, já estamos promovendo agendas educacionais com clientes institucionais, incluindo reuniões e eventos para apresentar as novidades e facilitar a adoção nas negociações de fundos imobiliários”, conclui Duarte.

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.