Investir melhor

Arthur Vieira: All Her Fault e o peso das escolhas


Homem branco, com cabelo castanho claro. A foto o retrata de forma lateralizada, com uma camisa polo azul.

Arthur Vieira

@arthurvmoraes

Professor de finanças, palestrante, consultor e apresentador


Se você assistiu a série All Her Fault (Tudo culpa dela – em tradução livre), sabe que a trama gira em torno do angustiante desaparecimento de uma criança. Mas, para além do suspense, a série menciona constantemente a sobrecarga mental das mulheres.

São frequentes as cenas do cotidiano familiar em que as mulheres aparecem claramente sobrecarregadas de decisões sobre a dinâmica da casa e da família, além das suas obrigações profissionais.

Quando alguém do casal precisa abrir mão de um compromisso profissional para cuidar do filho, quase sempre é a mãe que fica com a criança. Nas poucas vezes que é o pai, ele fica constantemente ligando e mandando mensagens, perguntando onde ficam as coisas da criança ou o que fazer para resolver problemas comuns.

As mulheres, além de sobrecarregadas, se sentem constantemente culpadas quando não estão dando conta das tarefas domésticas (daí o nome da série).

Como homem, essas “alfinetadas” me colocaram para pensar sobre minhas atitudes, mas também me fizeram levantar uma hipótese sobre o baixo interesse das mulheres pelos investimentos.

Os dados de dezembro de 2025 demonstram o que estou afirmando. Mulheres são apenas 27,3% dos investidores no Tesouro Direto e 26% dos investidores em renda variável na B3. Justo elas, que costumam obter, em média, melhores resultados nos investimentos, se interessam pouco pelo tema.

E que hipótese é essa?

Bem, se as mulheres se sentem sobrecarregadas e injustiçadas pelo fato de as tarefas familiares não serem igualmente divididas, por que razão iriam querer se meter em um dos poucos assuntos que os homens se dispõem a resolver sozinhos?

Se o cotidiano de uma mulher é uma constante de perguntas e decisões, o silêncio em uma área onde o outro assume a dianteira pode ser um alívio sedutor. Se o companheiro decide onde investir o dinheiro sem “amolar” a esposa com detalhes, ela ganha um raro momento de não-decisão.

O problema é que esse “descanso mental” tem um preço alto: a perda da autonomia financeira e o desconhecimento sobre o próprio futuro.

Pensando ainda sobre a rotina familiar, as mulheres tomam sim muitas decisões financeiras, mas principalmente as de curto prazo, relacionadas ao consumo. Ou seja, às compras de produtos e serviços para a casa e a família.

Ao não participar das decisões de investimentos elas abrem mão de decidir sobre o longo prazo, sobre a formação do patrimônio.

Acontece que o futuro financeiro de uma família não é uma tarefa simples que deva ser delegada a apenas um dos membros. Estamos falando investir o dinheiro conquistado com o esforço do trabalho de ambos para alcançar objetivos como poder pagar uma faculdade para os filhos (talvez até em outro país), conquistar bens e ter uma velhice digna, sem preocupações financeiras, podendo até ajudar os filhos adultos ao invés de depender financeiramente deles.

E o que fazer?

As grandes empresas buscam a diversidade de ideias em suas equipes. Forme também uma equipe diversa no seu lar para tomar as melhores decisões de investimentos para vocês.

Sei que não se pode generalizar sobre comportamentos e que nem toda família é assim. Mas se você se identificou ao ler esse texto, pode ser a hora de começar a mudar.

Se você é homem e cuida dos investimentos sozinho, que tal compartilhar mais das outras decisões e tarefas em troca de ter sua companheira ajudando a pensar e executar os investimentos?

Se você é mulher e não quer saber desse assunto, que tal despertar para a importância da sua participação nessas escolhas? O primeiro passo pode ser fazer alguns dos cursos gratuitos da B3

Sem culpa nem alfinetadas. Planejar o futuro e conquistar patrimônio pode ser mais um ponto de união para a família.

*As opiniões contidas nessa coluna não refletem necessariamente a opinião da B3

Quer analisar todos os seus investimentos em um só lugar, em uma plataforma intuitiva? Baixe o APP B3