Objetivos financeiros

Você é inteligente com seu dinheiro? 


Francine Mendes

@francinemendes

Francine Mendes Gregori é Fundadora e CEO da FemFintech ELAS QUE LUCREM (EQL). Economista formada pela UFSC e especialista em educação financeira para mulheres, mestre em Psicanálise do Consumo pela Universidad Kennedy, Presidente do comitê de Insurtech da Abranet e autora do livro ‘Mulheres que Lucram’, o 4o livro mais vendido de finanças do Brasil.


Liberdade financeira, esse é o objetivo aqui, certo? Talvez. 

Mas com certeza liberdade financeira é um objetivo incrível. Será?! 

Você já considerou que ter isso como objetivo pode não te levar a lugar nenhum?! Aham. 

Bem, pense em como você começaria a trabalhar para esse objetivo gigantesco… você não teria a mínima ideia de onde começar enquanto olha para a montanha enorme que precisa escalar para chegar lá. 

Você não deveria trabalhar para objetivos que são vagos e ambiciosos demais. Concorda? Na verdade, a maioria das pessoas só trabalha para objetivos vagos e pouco ambiciosos. É por isso que seus objetivos precisam ser medidos, precisam ser realistas e com prazos definidos. 

Você está aqui porque quer assumir o controle e aproveitar ao máximo seu dinheiro. Certo? Errado! Você está aqui porque tem que estar aqui. Na verdade, é muito mais divertido gastar todo seu dinheiro com sapatos, maquiagens, livros e viagens. Mas, já que precisa estar aqui, vamos fazer dessa caminhada um pouco menos chata e mais motivadora. 

Para começar bem sua rotina financeira de sucesso e realmente alcançar o sucesso, você precisa de metas. Tal qual uma dieta bem sucedida. Sem metas, você não saberá para onde está indo e não será capaz de realmente monitorar seu progresso. 

Então, como você define metas? Quero apresentar a você algo chamado metas SMART (inteligente em inglês). Smart significa específico, mensurável, atingível, realista e baseado em tempo. 

Sua meta não pode ser apenas: eu quero mais dinheiro. Quero dizer, quem não quer? Se você quer que suas metas funcionem, você tem que ter certeza de que elas são específicas. Em vez disso, tente: Eu quero economizar x quantia a cada mês. 

Você também tem que saber por que a meta é importante para você. Muitas pessoas estabelecem metas com as quais nem se importam e depois se perguntam por que não as alcançam. Se você vai separar dinheiro todo mês, então certifique-se de que seja para algo com que você realmente se importa. 

Então, o objetivo deve ser mensurável e você precisa ter certeza de que está definindo metas que sejam realmente rastreáveis para que você possa ver se está progredindo ou não. Digamos que sua meta seja aumentar a quantia que você está economizando a cada mês. Você começaria definindo um orçamento, abrindo uma conta bancária e, em seguida, transferindo uma quantia específica a cada mês. Então você pode rastreá-lo para ver o quanto sua economia está crescendo. 

Isso é motivacional e tem a ver com a próxima letra: A. A é para atingível. Seus objetivos precisam estar ao seu alcance e você precisa ser capaz de agir desde o primeiro dia. Caso contrário, você perde a motivação rapidamente. Eu juro que é verdade. 

R significa realista. E isso é muito importante quando você olha para seu orçamento. Você precisa ser realista sobre o quanto você pode realmente economizar a cada mês. A maioria das metas falha porque são muito ambiciosas. Nós tendemos a subestimar o que podemos fazer em cinco anos. E superestimar o que podemos fazer em um ano. Então, certifique-se de que suas metas sejam realistas. 

E a letra final é T, que significa tempo. Essa é uma das mais importantes porque, sem ter um prazo para quando você quer atingir sua meta, fica muito difícil ver quando você realmente está na linha de chegada. 

Então, para finalizar este exemplo, sua meta pode ser assim: quero economizar cerca de R$ 10.000 mil reais, em 12 meses. Farei isso configurando uma transferência automática de R$ 833,34 reais, para uma conta de investimentos, a cada mês, na conta da minha plataforma. Pronto. Suas metas ficaram bem mais motivacionais. Claro que não a ponto de concorrer com uma mega liquidação da sua marca favorita, só que você é “smart” o suficiente para saber que suas neuroses e seu dinheiro têm limite. Pelo menos eu espero.