ETFs

Inteligência Artificial X Investimentos: como a AI impacta o mercado?

A inteligência artificial já está presente em alguns setores, como, por exemplo, criação de conteúdos. Porém, ela já é usada no mercado financeiro. Esse artigo te conta qual a relação entre a IA e os investimentos.

Imagem retrata gráficos coloridos e uma mão feminina mexendo em um computador.
Qual a relação entre inteligência artificial e investimentos?

Global X ETFs

Gestora especialista em Investimentos Temáticos, com patrimônio de $40 bilhões sob gestão em mais de 100 estratégias de ETFs Beyond Ordinary, possibilitando aos investidores acesso a grandes tendências mundiais.


De assistentes pessoais como a Alexa, até as ferramentas que sugerem filmes na Netflix de acordo com o perfil do usuário, a inteligência artificial (IA) está cada vez mais inserida no cotidiano das pessoas. 

Não é sempre que vemos as tecnologias ganharem adoção e atenção exponencial em um curto espaço de tempo, como o ChatGPT, da OpenAI, que ganhou imensa repercussão desde o final de 2022. 

Estima-se que o ChatGPT tenha atingido 100 milhões de usuários em apenas dois meses. Para termos de comparação, a Netflix levou 10 anos para atingir 100 milhões de usuários, o Google Tradutor levou seis anos e meio, o Instagram levou dois anos e meio e o TikTok cerca de nove meses.

A IA generativa está em rápida evolução com o potencial de revolucionar diversos setores. Essa poderosa tecnologia usa algoritmos de Deep Learning para criar conteúdo novo e original, variando desde texto e imagens, até músicas e modelos 3D. Como resultado, a IA generativa atraiu a atenção de investidores que buscam monetizar seu vasto potencial.

O que é a Inteligência Artificial?

De forma simplificada, a inteligência artificial é o conceito de máquinas realizando tarefas que, historicamente, exigiam inteligência e criatividade humana. A IA pode ser dividida em dois campos distintos:

  • IA Aplicada

São máquinas projetadas para concluir tarefas muito específicas, como dirigir um veículo, negociar ações ou jogar xadrez – como o Deep Blue da IBM demonstrou em 1996, quando derrotou o grande mestre do xadrez Gerry Kasparov.

  • IA Generativas

Tratam-se de machine learning projetadas para realizar qualquer tarefa que normalmente exigiria intervenção humana. A natureza ampla da IA generativa exige que as máquinas “aprendam” à medida que encontram novas tarefas ou situações.

Um dos avanços mais significativos da IA foi o modelo Transformer do Google, lançado em 2017. Ele introduziu uma nova maneira de processar dados sequenciais, permitindo que o modelo entendesse e gerasse textos de forma melhor e mais assertiva. 

O sucesso do modelo Transformer levou ao desenvolvimento de muitos modelos novos e aprimorados de IA, incluindo o BERT do Google e OpenAI’s GPT.

Onde a Inteligência Artificial é aplicada atualmente?

A IA generativa já está presente em alguns setores e ainda apresenta potencial para ir além. Alguns dos usos atuais mais relevantes são:

  • Criação de conteúdo

Modelos de IA generativa estão sendo usadas para criar conteúdos novos e originais em mídias como textos, músicas, artes e até vídeos. 

Por exemplo, músicas e artes geradas por IA podem ser usadas para criar formas de expressão inovadoras, enquanto os textos gerados por IA podem ser usados para desenvolver artigos, notícias, descrições de produtos, conteúdos de marketing, entre outros.

  • Área de atendimento ao cliente 

Os chatbots básicos existem há anos, mas os modelos generativos de IA podem oferecer agentes virtuais de atendimento personalizados aos clientes para ajudá-los em consultas cada vez mais complexas e sofisticadas. 

Ao usar a IA para gerar respostas às perguntas dos consumidores, as empresas podem melhorar a eficiência e a qualidade das suas operações de atendimento ao cliente.

  • Setor da saúde

A sociedade moderna produz grandes quantidades de dados no cuidado com a saúde, incluindo registros médicos eletrônicos e dados em imagem. 

Com a ajuda da IA generativa, esses dados podem ser usados para desenvolver novas ferramentas de diagnóstico, prever resultados de doenças e melhorar o atendimento ao paciente.

  • Setor de finanças e investimentos

Em finanças, os modelos generativos de IA podem ser aproveitados para elaborar previsões sobre preços de ações, taxas de câmbio e outras métricas financeiras, além disso, ela pode fornecer informações de forma mais fácil e resumida ao investidor, como um resumo sobre a empresa que ele procura, informações sobre como a empresa ganha dinheiro e suas principais características. 

Outra forma de usar IA nos investimentos é buscando informações sobre outras classes de investimentos, por exemplo, procurar alguma forma de se expor a algum produto financeiro que se beneficie de um tema que o investidor goste ou que estejam em alta. 

Essas informações podem ser usadas para tomar decisões de investimento e potencialmente melhorar o planejamento financeiro.

  • Tradução de idiomas

Os modelos de IA generativa têm o potencial de melhorar muito a precisão e a eficiência dos serviços de tradução de idiomas. Ao usar a IA para gerar traduções, as empresas podem melhorar a qualidade de seus produtos e serviços e aumentar seu alcance global.

  • Setor de games

Lançamentos de inovadoras experiências de jogos também podem ser gerados usando modelos de IA generativos. Por exemplo, personagens, ambientes e enredos gerados por IA podem ser usados para criar experiências de jogo únicas e envolventes.

  • Pesquisas e levantamentos de dados

A aplicação de IA generativa para pesquisa tem o potencial de melhorar significativamente a experiência de pesquisa dos usuários, tornando-a mais eficiente e personalizada. 

A IA generativa pode entender e fornecer resultados de pesquisas, permitindo que os usuários façam perguntas em formato de conversa e recebam respostas em tempo real.

Esses são apenas alguns dos muitos casos dos usos atuais e futuros da IA generativa. À medida que essa tecnologia continua a evoluir e melhorar, ela tem o potencial de revolucionar muitos outros setores e ter um grande impacto na maneira que vivemos, trabalhamos e nos relacionamos em sociedade.

Quais as perspectivas para a evolução da AI?

A IA generativa percorreu um longo caminho desde o início e continua a evoluir em ritmo acelerado. Embora a tecnologia já tenha sido incorporada a inúmeros aplicativos, os casos de uso, provavelmente, se expandirão rapidamente à medida que amadurecem. 

Desde a criação de conteúdo novo e original, até a revolução das indústrias, a IA generativa tem o potencial de moldar o futuro de inúmeras maneiras

As perspectivas para a IA generativa parecem brilhantes e esperamos ver muitos desenvolvimentos empolgantes nesse campo nos próximos anos.

Do ponto de vista do investidor, que visa monetizar o tema, uma maneira de alcançar essa exposição é investir em empresas envolvidas em várias áreas da IA (desenvolvimento, hardwares, softwares, automação, etc.). 

Além disso, hoje em dia já é possível se expor ao tema de IA por meio de BDRs de ETFs listados na B3 que acompanham índices que investe em empresas envolvidas no desenvolvimento e adoção da inteligência artificial.